Teste de impairment: saiba mais sobre o assunto

6 minutos para ler

Regulamentadas pela Lei 6.404 de 1976, as Sociedades Anônimas (SAs) são uma modalidade de empreendimento que atua com cotas ou ações, e que são fundamentalmente mercantis.

As SAs têm muitas particularidades se comparadas às Sociedades Limitadas (Ltdas) e outros modelos de negócio, principalmente quando o assunto são práticas contábeis. Como são empresas que atraem investidores de outras nacionalidades, e têm projeção internacional, esse modelo precisa atender a algumas exigências específicas.

Em 2007, a Lei 11.638 alterou e revogou dispositivos da legislação das Sociedades Anônimas em relação à elaboração e divulgação dos seus demonstrativos financeiros. Assim, tornou-se obrigatório o Teste de Impairment, ou Teste de Imparidade.

Neste artigo, você confere tudo sobre o assunto! Tenha uma boa leitura!

O que é o Teste de Impairment?

Esse teste é uma avaliação feita pelas grandes organizações para identificar o valor real dos ativos da sua empresa. Com ele, evita-se que ativos sejam registrados com valores divergentes do que o mercado pratica no ano vigente de análise. Isso interfere diretamente no Balanço Patrimonial (BP) do negócio e mostra como está, de fato, sua saúde financeira.

Conhecido também como teste de recuperabilidade, ele busca o alinhamento de padrões contábeis nacionais com o mercado externo, definido pela CPC 01 do Comitê de Pronunciamento Contábeis. Esse documento foi elaborado com base no International Financial Reporting Standards (IFRS, ou Normas Internacionais de Relatório Financeiro).

Por meio dessa medida, as companhias brasileiras configuradas como Sociedades Anônimas têm a sua credibilidade fortalecida no contexto internacional, o que estimula e atrai investidores de todo o mundo. Por isso, é fundamental saber como funciona o Teste de Impairment para mensurar adequadamente o desempenho contábil do negócio.

Quando o teste pode ser realizado?

Na prática, a avaliação deve ser realizada ao final de todo exercício social. Geralmente, as SAs de capital aberto divulgam os seus resultados trimestralmente, como parte do compromisso de transparência com o mercado e com os seus investidores.

Sempre que for necessário verificar uma possível redução, ou depreciação, no valor dos seus ativos, a empresa deve implementar o Teste de Recuperabilidade. É interessante reforçar que não são todas as categorias de ativos que devem ser contempladas, conforme estipulado pela CPC 01. A seguir, confira alguns contextos que indicam a adoção do Impairment Test.

Mensuração do desempenho econômico

A maioria das firmas tem um planejamento estratégico estruturado, principalmente quando elas são grandes corporações no modelo SA. Assim, metas são definidas e os gestores precisam construir planos com ações para alcançá-las.

Entretanto, há situações na qual o negócio não consegue alcançar os seus objetivos, ou seja seu desempenho anual fica abaixo do esperado. Quando isso acontece, o Teste de Impairment precisa ser aplicado para ajudar os líderes a definirem quais serão as próximas ações.

No cenário da COVID-19, a praticabilidade da avaliação dos ativos e aplicação do teste se tornou mais recorrente. Muitas empresas estão passando por análises robustas do seu patrimônio, para garantir a transparência e credibilidade ao mercado, principalmente aos seus acionistas.

Estimativas de fluxos de caixa futuros

O Teste de Impairment pode ser direcionado para fazer a previsão de fluxos de caixa futuros. Isso é feito considerando-se o valor de uso dos ativos até o final de sua vida útil. Essas estimativas devem ser consolidadas em acordo com os dados mais recentes do desempenho econômico do negócio, avaliando-se os últimos anos. Para fazer esse processo englobando todos os ativos do seu negócio é essencial fazer a gestão patrimonial.

Se quer calcular essa previsão também deve-se levar em consideração o possível crescimento da empresa, ou seja, a sua taxa de crescimento. Ela pode ser positiva ou negativa, o que deve ser mensurado avaliando-se também a macroeconomia, como o indicador de inflação. As estimativas de fluxos de caixa futuros devem ser realizadas para um período de até 5 anos, sendo inviável e não precisa uma previsão para tempo superior a esse.

Qual a importância do Teste de Impairment?

Você deve ter percebido que esse teste fornece informações primordiais para tomadas de decisões estratégicas e extremamente sensíveis para a empresa.

Resumidamente, o teste de impairment é uma ferramenta importante, pois atua para que a organização:

  • identifique o valor real dos seus ativos;
  • implemente tomadas de decisões cada vez mais certeiras;
  • avalie se está realizando investimentos inteligentes;
  • possa se modernizar, fazendo a venda de ativos obsoletos para adquirir novos;
  • conquiste maior credibilidade no mercado financeiro;
  • atraia mais investidores e possa focar na expansão do negócio;
  • tenha a sua marca valorizada também pelos stakeholders.

Como funciona o teste de impairment?

O Teste de Impairment usa um cálculo para identificar qual foi a perda no valor dos ativos da organização. É preciso definir qual metodologia vai ser implementada. Existem duas formas de encontrar essa informação:

  1. valor justo — substituindo o conceito de valor justo líquido de despesa de venda, o valor justo consiste no preço de venda do ativo incluindo as despesas operacionais.
  2. valor de uso — parte da metodologia do Fluxo de Caixa Descontado, ideal para bens intangíveis, considera o valor atual do fluxo de caixa futuro previsto, ou seja, as entradas e saídas futuras.

Quando o valor contábil é maior que o valor real do ativo, considera-se que ele está supervalorizado contabilmente. Logo, houve perda por desvalorização do ativo para a empresa. A organização deve fazer o reconhecimento dessa perda diretamente na DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício).

Com este artigo, você pôde conhecer mais sobre o teste de recuperabilidade e validar a necessidade de implementá-lo em sua empresa. O Teste de Impairment é mais debatido no contexto das Sociedades Anônimas por causa da sua importância para os stakeholders, no entanto, é interessante reforçar que, desde 2009, ele é obrigatório também para pequenas e médias empresas.

Afinal, crises econômicas demandam dos gestores e empresários o maior conhecimento possível do empreendimento. Somente assim, tomadas de decisões inteligentes são realizadas e podem determinar o sucesso ou não do negócio. Avalie a possibilidade de realizar o Teste de Impairment no contexto econômico atual.

Para ter acesso a artigos especializados em contabilidade e gerenciamento inteligente de acordos comerciais, inscreva-se para receber a nossa newsletter. Você vai ter acesso, diretamente no seu e-mail, às nossas novidades e conteúdos exclusivos! Faça parte!

Você também pode gostar

Deixe um comentário