Gestão e Administração

Os benefícios da gestão patrimonial em projetos de expansão

outubro 21, 2018
Gestão Patrimonial Projetos de Expansão
Tempo de leitura 4 min

A expansão dos negócios costuma ser um dos principais objetivos de qualquer empresa. Quando feita corretamente, ela garantirá faturamento, segurança e desempenho otimizado. E uma das coisas mais importantes a ser realizada para que se atinja o sucesso é a gestão patrimonial.

Aspectos quantitativos e qualitativos do patrimônio devem ser observados e entendidos antes de qualquer tomada de decisão relacionada à expansão. Fizemos esse artigo para você entender todos os benefícios da gestão patrimonial nos processos de expansão. Quer conferir? Então continue lendo até o final!

Por que fazer a gestão patrimonial?

A gestão patrimonial é essencial para que se tenha controle sobre os custos, os quais podem estar relacionados aos bens e às obrigações de um negócio. Isso facilita a administração, a mensuração de estoques, os níveis de defasagem e obsolescência dos equipamentos etc.

Com um bom balanço patrimonial (BP) é possível saber o valor dos ativos (direitos e bens) e passivos (obrigações e dívidas) de qualquer organização. Ao observar os balanços patrimoniais dentro de um certo período, é possível identificar se a empresa está crescendo ou declinando e uma escolha mais assertiva do momento ideal para a expansão poderá ser feita.

Quais os benefícios da gestão patrimonial?

Além de ser fundamental para tomada de decisões, uma gestão do patrimônio traz alguns outros benefícios.

Crédito

Os resultados financeiros de uma empresa são, geralmente, os índices analisados pelos stakeholders e investidores. A transparência nas operações, aliada a um bom controle do patrimônio, pode ser um fator decisivo na hora de conseguir empréstimos, financiamento e atrair investidores.

Planejamento orçamentário eficiente

Com os dados obtidos pelas atividades da gestão patrimonial, um planejamento orçamentário mais preciso consegue ser elaborado. As estimativas orçamentárias passam a ser feitas de acordo com as necessidades reais da empresa e há uma redução dos recursos mal-empregados.

Benefícios legais

Com uma boa gestão de patrimônio, fica muito mais fácil para a empresa se adequar às imposições legais relacionadas ao controle patrimonial. Um projeto bem elaborado alinhado com o planejamento tributário possibilitará melhor aproveitamento das taxas de depreciação e recuperação de créditos tributários.

Como fazer a gestão patrimonial?

Agora que você já entendeu a importância de uma boa gestão patrimonial, provavelmente deve querer saber como aprimorá-la, não é mesmo? Separamos algumas dicas que lhe auxiliarão em todo esse processo.

Conheça a legislação pertinente

Existe um procedimento contábil referente ao ativo imobilizado, O CPC 27, que tem correlação com a norma internacional IAS 16. Além dele, é importante conhecer toda a legislação societária e tributária para que não se enfrente nenhum problema legal futuramente. Inadequações costumam acarretar em multas, sanções e processos. Tudo isso representa perda financeira.

Faça um levantamento do inventário e bens do empreendimento

Um bom controle começa com um bom levantamento. Com ajuda de um software ou sistema de apoio, é preciso listar todos os bens adquiridos pela empresa. Esses serão devidamente identificados com placas ou tags para facilitar a manutenção e gestão.

A correta identificação e monitoramento constante também melhora a prevenção contra roubos e extravios.

O levantamento do inventário é um processo que deve ser feito com uma certa periodicidade. Afinal, ativos novos chegarão durante o projeto, outros podem ter mudado de lugar, descartados por algum sinistro, doados, etc.

Utilize um software de gestão

A tecnologia vem para auxiliar as empresas nos processos mais trabalhosos. Ao utilizar um bom software de gestão patrimonial é possível automatizar processos de registro e gerar relatórios e documentos vitais para o controle. Com um bom gestor no comando, o software auxilia a busca por excelência na gestão de ativos de uma empresa.

Deu para perceber o peso da gestão patrimonial numa empresa em expansão, não é? Ninguém quer correr o risco de realocar custos erroneamente, ter divergências nas documentações e falta de controle do próprio patrimônio. Por isso é importante ter paciência, não pular etapas e, principalmente, contar com pessoas que sabem o que estão fazendo.

Se você estiver precisando de alguém para fazer a gestão patrimonial da sua empresa, entre em contato com a Saraf. Nós certamente teremos uma solução para você!

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