Saiba a diferença entre Capex e Opex na gestão do ativo imobilizado

4 minutos para ler

Capex e Opex se referem ao lançamento de despesas no dia a dia da empresa e saber usá-las permitirá uma gestão mais inteligente do seu patrimônio

Você já deve ter percebido que o mundo dos negócios possui seu próprio vocabulário. Alguns termos, contudo, parece serem ainda mais específicos, como “Capex” e “Opex”, que são comuns quanto falamos de ativos imobilizados. Descubra agora o que eles significam e qual o impacto na sua gestão patrimonial.

De antemão, podemos adiantar que ambos os termos se referem a forma como o dinheiro é gasto/ investido na empresa e como eles serão discriminados: se como despesas operacionais ou se como investimento.

Capex” é uma abreviação do termo em inglês “capital expenditure”, ou seja, despesas de capital. Sob esse termo, podemos incluir todos os gastos que são feitos para aumentar a produção ou a produtividade do seu negócio.

Por exemplo, a aquisição de maquinário, a construção de uma nova planta ou a reforma do prédio/ escritório entram como “Capex”.

Essas despesas entram no cálculo do ativo imobilizado por representarem investimentosno patrimônio e que devem gerar benefício econômico à empresa por um período superior a um ano.

Por outro lado, o “Opex”, ou “operational expenditure” (em português, “despesas operacionais”), representa o dinheiro que a empresa aplica para se manter na ativa, ou seja, para pagar por serviços de manutenção, folha de pagamento, aluguel, eletricidade, gastos com combustíveis etc.

É possível que o investimento em Capex gere impacto no seu Opex. Para ilustrar, vamos supor que você tenha um restaurante e tenha comprado um freezer de maior capacidade para armazenar mais alimentos pré-preparados. Ao mesmo tempo em que você irá ganhar em produtividade no dia a dia, também terá um maior consumo de energia elétrica.

Com o intuito de evitar burocracia, muitas empresas lançam a maioria das compras como despesas, ou seja, como Opex. Porém, o pulo do gato é o impacto futuro que essa compra terá no dia a dia da empresa.

O lançamento correto tanto do Capex quanto do Opex pode impactar o resultado operacional da sua empresa, seu valor de mercado, e principalmente na apuração para o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRFJ).

Só para exemplificar melhor o uso de cada um deles, vamos analisar a situação dos itens que compõem um escritório.

Para cada funcionário teremos: mesa, cadeira, computador, gaveteiro, lixeira, porta-copo, porta-papel de mesa e porta-lápis.

Poderemos considerar como Capex: a mesa,  a cadeira, o computador e o gaveteiro. São itens de maior valor e cuja vida útil é superior a um ano. Assim, podemos lançar a depreciação desses bens de acordo com o estabelecido para a vida útil de cada um.

Já outros itens, embora tenham uma vida útil relativamente longa, não possuem um valor significativo e não conseguimos controlá-los através de uma placa de patrimônio, por exemplo. Por isso, alocaremos como Opex, ou seja, como despesas operacionais, os demais itens: a lixeira, o porta-copo, o porta-papel de mesa e o porta-lápis.

Justamente para facilitar a vida das empresas, atualmente dispomos de uma série de ferramentas, das mais tradicionais às mais tecnológicas para levantar todos os bens imobilizados.

Você pode optar pelo uso de placas simples de identificação afixadas em cada bem, ou soluções mais tecnológicas, como o QR Code, plaquetas com códigos de barra ou etiquetas de RFID.

O desenvolvimento de uma política de gestão dos ativos imobilizados é essencial para avaliar o que vai ser adquirido por Capex e que passará a constituir o seu ativo imobilizado – contar com uma contabilidade especializada nessa área é uma decisão estratégica que renderá frutos no longo e médio prazos.

Os especialistas da Saraf podem lhe orientar sobre como definir o que deve ser comprado por Capex e Opex na sua empresa e como fazer o inventário dos seus ativos imobilizados, de forma customizada ao seu negócio. Clique aqui e agende um horário conosco.

Foto principal de Andrea Piacquadio no Pexels

Foto no meio do texto de Max Andrey on Unsplash

Você também pode gostar

Deixe um comentário