Controle patrimonial no gerenciamento de crise: por que se preocupar com ele?

4 minutos para ler

Fundamental para o desenvolvimento sustentável de um empreendimento, o controle patrimonial deve ser intensificado em momentos de crise, como a que estamos vivenciando devido à COVID-19. Isso se deve a ele ser o responsável por fazer o mapeamento dos bens da sua empresa, sejam eles tangíveis ou intangíveis.

Caso o controle patrimonial não seja desenvolvido e posto em prática de forma certeira, pode acarretar danos financeiros ao negócio, como a incorreta contabilização da depreciação e oportunidades de expansão para a empresa, além do enquadramento na Lei de Sonegação de Impostos.

Para ajudar você a aplicar o controle patrimonial no gerenciamento de crise, fizemos este artigo especial dispondo dos principais benefícios dele para o seu negócio. Boa leitura!

Informações importantes para a tomadas de decisões urgentes

Você sabe qual é o patrimônio do seu negócio? Pode elencar quais são os seus ativos de maior e menor valor? Conhecer a sua empresa a fundo é essencial para realizar tomadas de decisões inteligentes e precisas, principalmente em cenários de crise nas quais elas se tornam demandas urgentes.

Quando falamos em gerenciamento e desempenho em alta performance, muitas vezes, o senso comum relaciona esses conceitos apenas ao contexto das vendas. Mas, na verdade, com um controle patrimonial, é possível reduzir custos com o seu negócio, pois, com o conhecimento detalhado da parte contábil, um gestor pode desenvolver um plano de ação estratégico conforme o momento da empresa.

Inclusive, aliando os dados do controle patrimonial com o financeiro, é possível prever cenários econômicos e definir quais as ações a empresa adotará para reduzir os impactos em cada uma dessas situações. Isso é primordial para conseguir fortalecer o negócio em momentos de incerteza na economia.

Maior credibilidade no mercado em períodos desafiadores

Uma empresa que conhece bem o seu patrimônio sabe qual é o seu limite, ou seja, até que ponto ela pode se arriscar em períodos desafiadores para a economia. Essa característica agrega maior credibilidade ao negócio, pelo olhar do mercado e dos investidores.

Consequentemente, a sua marca se torna uma opção mais confiável, mais segura para os clientes, fornecedores e investidores. Isso acaba por contribuir para que a sua empresa entre na rota do crescimento de maneira mais fácil no pós-crise, se comparada aos negócios que não fazem o controle patrimonial na gestão contábil.

Para realizar o controle do patrimônio, uma boa prática é buscar o apoio de especialistas no assunto, especialmente no momento atual. Com o investimento em outsourcing (terceirização) desse processo, o seu negócio ganha agilidade e evita possíveis equívocos na contabilização.

Conhecimento atualizado sobre possíveis depreciações

A ausência de um controle patrimonial pode resultar em perda financeira para o negócio, ao inibir a possibilidade de encontrar oportunidades de descontos em impostos devido à depreciação de bens. Isso acontece porque, no contexto da legislação tributária, é possível imputar deduções por custo operacional ou despesa na depreciação de ativos.

O ativo imobilizado pode sofrer depreciação a partir da sua compra e pode ter o seu valor reduzido devido aos desgastes ou à perda de utilidade, seja pelo uso, ação do tempo ou por intempéries da natureza. Saber os valores correspondentes à depreciação dos ativos é fundamental para o recolhimento tributário correto, o que impactará no desempenho financeiro do negócio.

Atenção à alteração na legislação

As empresas categorizadas como S.A. (sociedade anônima, ou seja, de capital aberto) precisam divulgar as demonstrações contábeis intermediárias, geralmente cumprindo um calendário trimestral, e podem precisar fazer o teste de recuperabilidade, mais conhecido como teste de impairment. Para o primeiro trimestre de 2020, o prazo para entrega foi adiado para julho, conforme disposto na Medida Provisória 931, de março deste ano.

Com este artigo, você viu que o controle patrimonial no gerenciamento de crise é essencial para minimizar os impactos econômicos ao seu caixa. Além disso, esse procedimento é necessário no alinhamento do seu negócio aos dispostos legislativos que as empresas devem seguir, e para manutenção de seu crescimento.

Este post sobre controle patrimonial no gerenciamento de crise foi útil para você? O seu negócio está investindo em boas práticas contábeis de forma estratégica? Comente e compartilhe conosco a sua experiência! Até a próxima!

Você também pode gostar

Deixe um comentário