Consultoria patrimonial: o que é, como funciona e qual contratar

consultoria-patrimonial-o-que-e-como-funciona-e-qual-contratar
6 minutos para ler

Com o passar do tempo, independentemente do porte e segmento em que atuam, as empresas acumulam bens, como imóveis, automóveis, equipamentos e mobília. O problema é que muitos gestores não dão a devida atenção a esse patrimônio imobilizado, acumulando também prejuízos com desvios e perdas por má administração.

Contudo, essa situação pode ser contornada com a contratação de uma consultoria patrimonial. Já conhece a solução? No post de hoje, vamos esclarecer em detalhes o que é, como ela funciona e como você pode contratar a ideal para o seu negócio. Então, aproveite a leitura!

O que é consultoria patrimonial?

A consultoria patrimonial é uma assistência provida por terceiros (outsourcing) para gerir o controle dos bens da empresa, dando a eles o cuidado que a companhia não pode dedicar no momento. Além de poupar mão de obra, a organização ganha um controle mais eficiente do patrimônio, já que entrega a função nas mãos de especialistas, recebendo auxílio completo desde o momento da aquisição até o fim da vida útil dos ativos.

O Ativo não Circulante é um grupo de contas com alta relevância monetária no Balanço Patrimonial, pois, o seu crescimento ou retração indicam a situação econômica atual da empresa, que é muito analisada pelos acionistas e investidores. Isso tem levado os diretores a recorrerem cada vez mais a esse tipo de ajuda profissional.

Como funciona a consultoria patrimonial?

A estratégia é envolvida por técnicas específicas e o auxílio de tecnologias para reorganizar, monitorar e controlar os ativos imobilizados geradores de valores e benefícios para a corporação. As melhores práticas são utilizadas no processo para garantir eficiência e transparência.

Todos os procedimentos existentes, por exemplo, são mapeados e novas políticas de gestão do patrimônio são criadas, passando por reavaliação de tempos em tempos. Além disso, é feita a adequação às normas IFRS (International Financial Reporting Standards) e também é elaborado um catálogo CAPEX (Capital Expenditure) x OPEX (Operational Expenditure) para facilitar a gestão dos ativos e otimizar as reuniões de comitês de planejamento orçamentário.

Esses são apenas alguns dos principais procedimentos executados pela consultoria patrimonial e muitos outros serviços podem ser obtidos.

O que considerar na hora de contratar uma consultoria patrimonial?

Agora que você já sabe o que é e como funciona a consultoria patrimonial, chegou a hora de descobrir como contratar um serviço ideal para a sua empresa. Isso é importante para entregar a função vital nas mãos de pessoas confiáveis e experientes. Confira, então, o que você deve considerar.

Soluções inovadoras para a gestão integrada de ativos

Uma consultoria patrimonial moderna deve fazer mais que apenas fixar etiquetas de identificação aos bens, passando a realizar operações de levantamento dos ativos existentes e criando um relatório com a especificação de suas localizações, condições atuais, funções executadas, demonstrativo das movimentações, depreciação e normatizações que estão enquadrados.

Também deve favorecer a integração dos bens entre o setor de contabilidade e o de engenharia de manutenção para aumentar a confiabilidade e o poder de monitoramento e controle. Tudo isso por meio de um software de inventário, que deve sincronizar as informações de registros, movimentações, alterações e exclusões entre os departamentos responsáveis.

Outra vantagem que você deve observar é se a empresa de consultoria usa esse controle para recuperação de créditos tributários sobre o ativo imobilizado, quando for inerente ao seu negócio.

Foco nas particularidades de cada cliente

Cada empreendimento tem tamanho, bens e necessidades diferentes. Por isso, pesquise se a consultora é capaz de atender as prioridades do seu negócio. Soluções padronizadas podem funcionar até certo ponto, mas nem tudo dá para seguir uma receita pronta. O ideal, portanto, é que a prestadora de consultoria seja flexível em alguns momentos e que os profissionais saibam distinguir quando essa flexibilidade deve ser aplicada.

Qualidade dos serviços prestados

Procure solicitar uma visita da consultoria para conhecer os métodos praticados e conhecer os seus diferenciais. Se a sua organização for de capital aberto — com negociações na bolsa de valores —, também deve considerar se a consultoria é capaz de adequar o negócio para atender os requisitos da certificação SOX (Sarbanes Oxley).

Experiência no ramo

Geralmente, empreendimentos que têm mais de 10 anos de atuação são mais consolidados no mercado e não decepcionam. Contudo, é importante consultar alguns clientes antigos e atuais para saber qual é a opinião deles em relação ao atendimento e serviços prestados. Entrar em contato com a empresa por telefone e por outros meios de comunicação disponibilizados também deve dar uma boa noção sobre o tempo de espera e a qualidade do retorno.

Comprometimento

Somente organizações que atuam como parceiras do negócio é que assumem verdadeiros compromissos. Por isso, use as dicas do tópico anterior para pesquisar também o nível de comprometimento que a consultoria tem com a causa de seus clientes. O suporte imediato pode ser necessário e a empresa precisa ter especialistas de prontidão para não deixar seus clientes na mão em nenhum momento.

Transparência

A transparência é fundamental em uma consultoria patrimonial, pois os especialistas lidam diretamente com bens pertencentes a outras pessoas e empresas. A atividade envolve muitas questões contábeis e tributárias, o que demanda certos questionamentos sobre os procedimentos executados e como os proprietários ficam informados sobre essas ações — então, não deixe isso passar.

Diferenciais

A legislação e as normas que regulam as atividades contábeis e tributárias mudam constantemente. Por isso, o ideal é que a consultoria ofereça cursos e treinamentos periódicos a fim de atualizar todos os seus profissionais. Além disso, é importante buscar outros diferenciais que justifiquem a escolha da empresa como consultora de confiança para gerir o seu patrimônio.

Um bom controle patrimonial pode ser difícil de ser estabelecido sem ajuda especializada. Mesmo que a empresa conte com profissionais competentes, isso demanda muita experiência, tempo e profundo conhecimento sobre as legislações tributárias e contábeis.

Nesse caso, a contratação de uma boa consultoria patrimonial pode tanto melhorar os resultados da empresa quanto livrar os diretores dos riscos de problemas com o fisco, liberando seus profissionais para as atividades que realmente importam. Então, siga as nossas dicas e contrate os serviços ainda hoje.

Pronto para começar? Entre em contato com a Saraf agora mesmo e deixe o resto com a gente!

Você também pode gostar

Deixe um comentário