Outsourcing de Controle Patrimonial: por que contratar?

4 minutos para ler

O controle patrimonial ideal acontece quando a empresa obtém o gerenciamento de todo o seu patrimônio — ou seja, dos ativos tangíveis (edifícios, automóveis, equipamentos) e intangíveis (patentes, poder financeiro, software, tecnologia etc.).

No passado, muitos empresários acreditavam que só os funcionários efetivos da empresa eram capazes de controlar os processos que envolviam questões centrais para o funcionamento do negócio. Porém, uma nova estratégia conhecida como outsourcing vem mudando essa visão e o mercado como um todo.

O outsourcing refere-se à maneira pela qual as empresas confiam os processos de suas funções mais importantes a fornecedores externos. Vantagens como redução de custos na contratação e transparência de informações são alguns dos benefícios dessa estratégia.

Continue lendo e veja, em detalhes, essas e outras razões para você adotar o outsourcing no controle patrimonial da sua empresa. Boa leitura!

Redução de custos

A redução de custos em um cenário outsourcing pode acontecer de diferentes maneiras — como a não necessidade de investimento em treinamentos, por exemplo. Porém, focaremos nos benefícios que diz respeito à contratação de mão de obra.

Todo empresário sabe que é preciso passar por inúmeras burocracias para contratar profissionais qualificados para o seu negócio.

O outsourcing evita exatamente que o proprietário onere as contas da empresa tendo que passar por todos os trâmites legais. Acontece que, a fornecedora contratada é quem se encarrega dos profissionais especialistas que executarão os serviços de controle patrimonial da organização.

Controle Patrimonial com participação de especialistas

Outra grande vantagem do outsourcing é, justamente, a possibilidade de contar com especialistas nessa execução dos processos. Diferentemente de uma terceirização convencional, na qual as áreas básicas são, geralmente, cobertas — tais como limpeza, segurança e movimentação —, o outsourcing se concentra em atividades centrais para o negócio, os setores de suma importância, por exemplo:

  • financeiro;
  • contabilidade;
  • compras;

Nessas áreas, os colaboradores devem ter um conhecimento aguçado sobre os processos, para evitar qualquer tipo de desestabilidade do negócio. E, como dito, a empresa terá todo esse capital humano diferenciado sem se preocupar com seleções, questões trabalhistas, treinamentos, entre outros.

Transparência nas informações

Como o outsourcing trata-se da execução de tarefas por terceiros, a empresa contratante tem o direito de solicitar relatórios e históricos de informações. Essa vantagem é importante, pois torna tudo mais transparente e dinâmico, facilitando as tomadas de decisões.

Embora a empresa possa realizar o seu próprio acompanhamento diário, é sempre interessante o comparativo de informações no auxílio de negociações futuras.

Padronização de processos

Um dos maiores benefícios de se contar com o serviço de especialistas terceirizados é poder contratar aquele que melhor se adequa ao perfil da sua empresa. Embora um alinhamento nesse sentido também possa acontecer com os funcionários efetivos, todo o trabalho de treinamento e direcionamento ficará por conta do seu negócio.

No outsourcing é diferente, você tem a opção de pesquisar, visitar e analisar antes da decisão final. Além disso, por se tratar de profissionais oriundos da mesma organização, o padrão de trabalho é o mesmo, o que torna o controle e a execução de processos bastante homogêneos.

Enfim, quando se trata de gestão patrimonial, é sempre recomendável que se conte com o melhor capital humano possível. Afinal, sem um patrimônio valorizado e bem trabalhado nenhuma empresa consegue se manter forte no mercado. Assim, analise as informações apresentadas e garanta que os seus processos estejam sendo geridos pelos melhores profissionais.

Quer saber como contar com o serviço de controle patrimonial feito para a sua empresa? Para isso, basta entrar em contato conosco!

Você também pode gostar

Deixe um comentário