Veja agora benefícios da big data nas empresas!

4 minutos para ler

Em uma era de transformação digital, o tratamento de dados tornou-se uma função vital para as estratégias corporativas. Porém, o volume segue aumentando, e muitas organizações já enfrentam dificuldades nos processos de coleta, armazenamento, manipulação e gerenciamento. Uma solução para isso é a implementação do big data nas empresas.

Ainda não conhece a tecnologia? Então, o post de hoje é para você. Descubra a partir de agora como o big data funciona, a sua importância para os negócios e, claro, como aplicá-lo, na prática. Acompanhe!

O que é big data?

Big data é um termo em inglês usado para descrever grandes volumes de dados, estruturados ou não, com potencial para a extração de informações de alto valor estratégico. Pode ser aplicado em projetos de machine learning (aprendizagem das máquinas) e sistemas de análise avançada. Atualmente, é caracterizado pelos 3 Vs:

  • volume: os dados podem ser originados de diferentes locais, como sistemas de transações comerciais, registros de cliques na Internet, aplicativos móveis, redes sociais, máquinas e sensores ligados à internet das coisas (IoT) etc.;
  • variedade: engloba vários tipos, incluindo dados estruturados em bancos de dados SQL e data warehouses; dados não estruturados, como arquivos de texto e documentos contidos em clusters Hadoop ou sistemas NoSQL; e dados semiestruturados, como logs do servidor da web ou streaming de dados;
  • velocidade: refere-se à rapidez com que são gerados e precisam ser processados e analisados. Em muitos casos, os conjuntos de big data são atualizados em tempo real, demandando uma estrutura com bons níveis de desempenho.

Quais são os benefícios do big data nas empresas?

As vantagens são muitas. Porém, para não alongar tanto a sua leitura, separamos as mais importantes. Confira!

Possibilita uma melhor análise do perfil de consumidor

Um sistema de big data analytics tem a capacidade de organizar os dados a ponto de encontrar informações “invisíveis” aos nossos olhos. Muitos comportamentos sociais e estilos de vida que não eram percebidos antes passam a ser, ajudando a empresa a conhecer mais e melhor o perfil do seu público consumidor.

Facilita a fidelização de clientes

Com mais informações sobre o perfil dos clientes, a empresa consegue investir em ações para ampliar e melhorar a experiência proporcionada no contato com a marca. Dependendo da abordagem, ela pode ser omnichannel e surpreender o cliente positivamente, do atendimento ao uso do produto ou serviço em casa.

Ajuda a prevenir fraudes

Registros realizados por instituições financeiras sobre inadimplência, golpes e outras informações do gênero são facilmente encontrados com a ajuda de um sistema de big data. Isso deixa a empresa ciente dos perigos e libera os gestores para decidirem quais riscos podem assumir. Ou seja, agrega controle aos riscos.

Como aplicar o big data no negócio?

O uso de big data exige alta capacidade computacional (espaço para armazenamento e poder de processamento) para lidar com grandes volumes, tipos e velocidades de dados. Por isso, é necessário investir em uma infraestrutura exclusiva, porém integrada aos sistemas da empresa. Isso vai demandar muitos servidores para distribuir a carga de processamento de forma colaborativa em uma arquitetura em cluster.

Uma forma mais econômica e eficiente de fazer isso é por meio da contratação de servidores virtuais na nuvem. Muitos provedores oferecem ambientes já montados e configurados para atender a demandas específicas, entregando flexibilização para personalizações nesse sentido.

O provedor de cloud computing permite armazenar petabytes de dados e aumentar o número de servidores disponíveis sempre que necessário, entregando uma estrutura elástica e facilmente escalável. Tudo com um preço bem reduzido. Então, mesmo que tenha uma equipe de TI própria, faça uma parceria com especialistas da área para ter o apoio tecnológico certo.

A implementação de big data nas empresas é fundamental para aumentar o potencial estratégico e, considerando o nível de conectividade das pessoas atualmente, não pode ser ignorada por quem deseja manter a competitividade.

E o seu negócio, já conta com a tecnologia de big data? Compartilhe os seus conhecimentos e experiências nos comentários!

Você também pode gostar

Deixe um comentário