Tecnologia

Tecnologia na logística: descubra 3 principais tendências

março 27, 2019

Há um bom tempo, a implementação da tecnologia na logística deixou de ser um grande diferencial competitivo para se tornar um ponto-chave para qualquer empresa. Com clientes mais exigentes e um mercado nivelado, a automatização virou uma cartilha essencial.

Toda marca do setor logístico precisa otimizar a execução dos serviços e conter os custos. Só com gestão eficiente e tecnologia é possível conseguir isso atualmente. Mas o desenvolvimento e o surgimento de novas ferramentas não param e o monitoramento da sua empresa deve seguir no mesmo ritmo.

Por isso, para que o seu empreendimento não fique para trás perante a concorrência, neste artigo apresentaremos 3 tendências da tecnologia na logística. Continue lendo e analise qual ferramenta se adequa melhor à realidade do seu negócio.

1. Análise ampliada

A logística está muito mais racional. Se, no passado, alguns gestores acreditavam que a experiência e a “intuição” eram grandes diferenciais de um profissional, hoje há uma noção correta do quanto a análise de dados e de informações é a maneira mais inteligente para se alcançarem os resultados esperados.

Nesse cenário, uma forte tendência da tecnologia na logística é a análise ampliada. O conceito baseia-se na utilização da machine learning (aprendizado da máquina) para processar, gerar e visualizar os dados com mais rapidez e eficácia.

A automatização da leitura de dados permite que o gestor realize sincronizações e comparações de forma mais simples, ajudando na formação de insights e na tomada de decisões.

2. Dispositivos autônomos

Os dispositivos autônomos estão sendo cada vez mais bem desenvolvidos e integrados à rotina de empresas, e a logística é um dos setores mais impactados com essa nova realidade. Entre as inúmeras ferramentas desse tipo, destacamos:

  • robôs;
  • drones;
  • veículos.

Entre esses, o veículo autônomo é o que mais gera expectativa. Com megacorporações — como Google e Microsoft — anunciando que estão desenvolvendo essa tecnologia, a tendência é que tenhamos esse tipo de veículo comercializado em muito pouco tempo.

Como a participação de motoristas humanos na cabine principal não é necessária, os veículos autônomos podem fazer grande diferença na produtividade e na redução de custos das empresas.

3. Etiqueta inteligente

A etiqueta inteligente ou RFID (acrônimo, do inglês, para Identificação por Radiofrequência) é uma tecnologia que está revolucionando o mundo da logística, e a tendência é de contínuo crescimento para os próximos anos.

Como citado no primeiro tópico, a extração e o trabalho com informações e dados são essenciais para a qualificação do serviço logístico atual. Então, quanto mais tecnologias que facilitem esse trabalho, melhor para as empresas.

A tecnologia RFID pode justamente trazer facilidade para o setor logístico, principalmente em atividades como localização de cargas e controle de estoque. Basicamente, o RFID funciona com o envio de informações da etiqueta (ou transponder) para o transceptor, utilizando uma antena que capta sinais de radiofrequência. A operação termina com a leitura dos dados por algum dispositivo — por exemplo, computador.

Embora pareça complexo, tudo acontece de forma simples e rápida. Com a etiqueta inteligente, não só o controle de fluxo de cargas é otimizado, como também toda a cadeia logística da empresa. Há um monitoramento prático de toda a produção: da matéria-prima à distribuição do produto para o cliente final.

Enfim, essas foram algumas das tendências da tecnologia na logística que vale a pena acompanhar. E como enfatizado durante o texto, a análise de dados será cada vez mais um diferencial dentro do setor, sendo vital o entendimento dessa nova realidade para qualquer empreendimento. Então, analise as dicas apresentadas e prepare o seu negócio para a automatização inteligente de diferentes processos.

Que tal continuar se aprofundando no assunto e aprender como fazer a análise de dados de forma eficiente em 2019?

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up