Pronunciamentos contábeis e avaliação patrimonial: tire suas dúvidas
Publicado em 07/08/2020
Lidar com temas relacionados à área de contabilidade é um dos principais desafios da gestão patrimonial. Entre eles, os pronunciamentos contábeis e a avaliação patrimonial costumam gerar questionamentos entre os profissionais.
Dominar os aspectos mais importantes desses conceitos ajuda na hora de tomar decisões e permite otimizar os processos dentro da empresa. Por isso, decidimos tirar as principais dúvidas neste post sobre pronunciamentos contábeis e avaliação patrimonial. Confira!
O que são pronunciamentos contábeis?
São chamados de pronunciamentos contábeis os pareceres técnicos relativos aos procedimentos da contabilidade emitidos pelo CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis). Esses documentos têm o objetivo de alinhar o entendimento sobre diversos temas da Contabilidade, facilitando a interação entre empresas e órgãos governamentais.
O CPC é um grupo formado por grandes instituições financeiras e contábeis que tem por função emitir os pronunciamentos, centralizando e uniformizando as práticas correntes na área. Para isso, são levados em consideração fatores como confiança, transparência e também a convergência com normas internacionais.
Além das companhias que os compõem, o comitê conta com apoio de várias empresas e profissionais do setor. Por isso, é importante considerar as orientações dos pronunciamentos contábeis para uma atuação mais segura e eficiente.
O que é avaliação patrimonial?
A avaliação patrimonial é o processo de estabelecimento de valores fundamentados referentes ao capital de uma empresa. O laudo de análise pode ser emitido por profissionais habilitados entre eles contadores, economistas e engenheiros, este, devidamente registrado no CREA, de acordo com as normas brasileiras e pronunciamentos contábeis que regem o tema.
A metodologia de avaliação deve abranger todos os ativos e passivos, como bens móveis, imóveis e complexos industriais. É possível ainda estimar o valor econômico da empresa (valuation) e até ativos intangíveis, como marcas, patentes e tecnologias.
Uma análise sólida, além de determinar o real valor de um negócio, é fundamental para os casos de aquisição, fusão ou reestruturação societária. Essa estimativa também é necessária para realizar a contratação de seguros, garantias e penhoras.
Quais regras os gestores devem conhecer?
Como você percebeu, pronunciamentos contábeis e avaliação patrimonial são dois assuntos relacionados entre si. Veja agora as principais regras que envolvem esses conceitos.
Revisão de vida útil de ativo imobilizado
O pronunciamento contábil CPC 27 instrui a revisão de vida útil de ativo imobilizado, que é o conjunto de bens essenciais às atividades da empresa, tais como imóveis, veículos e equipamentos. A orientação é para que o procedimento seja realizado pelo menos uma vez ao ano.
Esse cuidado é importante para avaliar a depreciação dos ativos, o que ajuda a estimar seu valor de maneira mais alinhada com a realidade.
Teste de recuperabilidade
O objetivo do teste de recuperabilidade é verificar possíveis reduções no valor recuperável dos bens da empresa. Suas diretrizes estão estabelecidas no CPC 01, que visa evitar que ativos sejam registrados com quantias superiores ao que podem ser efetivamente recuperadas.
Os dados obtidos podem ser utilizados para respaldar um ajuste no balanço patrimonial, otimizando a gestão contábil.
Deemed cost
Deemed cost é a atribuição de um valor justo para ativos para as empresas que ainda não convergiram a contabilidade conforme as normas dos pronunciamentos contábeis (IFRS). Tal previsão está no ICPC 10, que discorre sobre a adequação para refletir o custo real dos bens que apresentem divergências relevantes entre o valor contábil e o justo.
O laudo para chegar a essa quantia deve ser elaborado de acordo com critérios técnicos definidos pela norma ABNT NBR 14.653.
Neste post, você entendeu o que são os pronunciamentos contábeis e descobriu a importância de considerá-los na gestão de ativos e na avaliação patrimonial. Com isso em mente, temos certeza de que será mais fácil tomar decisões e planejar o crescimento do seu negócio de forma eficiente.
Quer receber mais dicas como essas? É só assinar a nossa newsletter para receber os próximos conteúdos em sua caixa de e-mail!