Metodologias para determinar o valor do ativo imobilizado. Entenda sobre o Laudo de Avaliação a Valor Justo

5 minutos para ler

O Laudo de Avaliação a Valor Justo tem o objetivo de avaliar o valor de mercado do ativo imobilizado e com isso, ser uma ferramenta importante em negociações em caso de fusão de empresas, venda de bens para terceiros e até mesmo para dar suporte ao Teste de Impairment. 

Além disso, determinar o Valor Justo por meio do Laudo de Avaliação é de extrema importância para que a empresa tenha em mãos o valor real do ativo imobilizado, que por consequência ajudará na tomada de decisões estratégicas.  

Apesar de ele ter aplicabilidade em bens móveis (máquinas e equipamentos, equipamentos de informática, móveis e utensílios) e também em bens de imóveis (terrenos e edificações), neste artigo, vamos focar em detalhar como é realizado o Laudo para determinar o Valor Justo de bens móveis. 

O que é afinal Valor Justo? 

Conforme o Pronunciamento Contábil CPC46, valor justo é o valor que seria recebido ao vender um ativo imobilizado, ou o que seria pago pela transferência desse bem. Ou seja, é uma mensuração baseada nas condições atuais de mercado e na data de mensuração. 

Em primeiro lugar, existem regras e normas que guiam a realização esse trabalho, umas das instituições é a ABTN (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que determinam como serão feitos os procedimentos: 

  • NBR 14653-1 – Procedimentos Gerais 
  • NBR 14653-2 – Avaliação de Imóveis Urbanos 
  • NBR 14653-3 – Avaliação de Imóveis Rurais  
  • NBR 14653-5 – Avaliação de Máquinas, Equipamentos e complexos Industriais 

Outra instituição é o IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia), que também direciona através de estudos, tabelas e procedimentos específicos quais condutas são necessárias para chegar ao valor de uso do ativo imobilizado. 

Como é realizado essa avaliação? 

Esta etapa de avaliação dos bens patrimoniais consiste em amplas pesquisas de mercado, tendo como premissa a natureza do bem inventariado, a finalidade da avaliação e disponibilidade das informações no mercado. 

São avaliados aspectos específicos do ativo imobilizado, que são dados coletados através do inventário patrimonial: 

  • Características técnicas e operacionais dos bens 
  • Documentos e informações disponíveis sobre os bens 
  • Custos atuais de aquisição do bem 
  • Condição de uso, manutenção, tempo de vida e de operação 
  • Consulta de ficha técnica 

Após a coleta de dados, é realizada as pesquisas de mercado junto aos fornecedores atuais e em caso de bens importados, são levantadas as informações dos fornecedores de origem. 

A partir do levantamento dessas informações será utilizado o método de avaliação que produza maior consistência documental para determinar o valor do bem.  

Abaixo demonstramos alguns métodos aplicáveis para identificação dos valores dos bens móveis: 

  • Método Comparativo de dados de Mercado: Consiste em determinar o valor de mercado de um bem através da comparação com outros similares, através de seus preços de venda e características similares. 
  • Método de Quantificação de Custo: Consiste em determinar o custo do bem e suas partes através de orçamento sintético ou analítico ou a partir da composição de custos de outros idênticos ao objeto de avaliação (reprodução) ou equivalentes (substituição), seguido de cálculo de depreciação técnica. 
  • Método do Custo Histórico: Consiste em determinar o valor do bem a partir da atualização monetária do seu custo de aquisição apurado em registros contábeis, e aplicando-se índices econômicos específicos utilizados por órgãos competentes e oficiais 

Com resultado apurado através da definição da metodologia adotada, teremos os laudos para os seguintes tipos de valores de acordo com sua finalidade: 

  • Valor de mercado / justo: Quantia mais provável pela qual se negociaria um bem, em uma data de referência, dentro das condições do mercado vigente. 
  • Valor em uso: Valor de um bem, em condições de operação, no estado atual, como uma parte integrante útil de uma indústria, incluídas, quando pertinentes, as despesas de projeto, embalagem, impostos, fretes, montagem. 

Após esse levantamento o Laudo de Avaliação a Valor Justo está pronto para as devidas aplicações, sejam elas gerenciais ou contábeis: 

  • Uso para fins gerenciais: quando o imobilizado está registrado contabilmente muito abaixo do valor justo, o Laudo serve de suporte para demonstrar o valor de mercado dos ativos imobilizados. 
  • Uso para fins contábeis: o valor justo do imobilizado pode ser utilizado para testar o valor recuperável dos ativos imobilizados, suportar a empresa em transações comerciais e para suportar Laudos PPA em combinação de negócios.  

A sua realização sempre vai exigir um conhecimento técnico apurado das normas vigentes, os procedimentos necessários e um levantamento minucioso dos bens em questão. Aqui na Saraf, temos um time de engenharia e contabilidade prontos para ajudar a sua empresa com o Laudo de Avaliação a Valor Justo. Fale com os nossos especialistas.  

Foto de Halfpoint no Adobe Stock

Você também pode gostar

Deixe um comentário