Como escolher a placa patrimonial ideal para ter sucesso no inventário do ativo imobilizado

4 minutos para ler

Placa patrimonial, etiqueta de patrimônio, etiqueta patrimonial. Enfim, qualquer que seja o seu nome, por que uma simples plaquinha colada em um ativo pode ditar o sucesso da implantação do controle patrimonial nas empresas?

Hoje em dia, com a internet, está muito mais fácil ter acesso a informações sobre tipos, modelos e preços de placas patrimoniais, e talvez essa esse seja o ponto que merece a sua atenção.

A quantidade excessiva de informação disponível, somada pela ausência de um olhar técnico sob as necessidades da operação, podem basear uma decisão de compra na relação custo-benefício o que pode se tornar um grande pesadelo na prática.

Sabemos que a compra da placa de patrimônio pode representar aproximadamente 30% do valor investido dentro do processo de inventário. Com isso, uma escolha errada que pode não atender aos objetivos finais e esse percentual pode facilmente tornar-se um grande prejuízo do projeto.

Agora chega de falar em problemas. Estamos aqui para te dar dicas sobre essa compra e explicar um pouquinho sobre os tipos de placas de patrimônio mais utilizadas no mercado.

Que tipo de material devo escolher?

Vamos hoje focar nas plaquetas mais utilizadas nos projetos de inventário patrimonial que atuamos aqui na Saraf e que geram o maior volume de dúvidas na hora da compra: placas de alumínio, placas de aço inox e as placas de poliéster. 

Placa de Alumínio:

  • Possui o preço mais atrativo dentre os materiais
  • Indicamos seu uso em móveis, equipamentos de informática, equipamento de laboratório, entre outros
  • A placa já acompanha uma etiqueta dupla face, que facilita a fixação 
  • Não é indicada para os ativos que estão expostos ao tempo, a ácidos ou mesmo temperaturas muito elevadas já que as etiquetas podem se desgastar mais rapidamente nessas situações
  • Escolas, ambientes corporativos, laboratórios, indústria farmacêutica e indústria de automação são alguns exemplos que podem utilizar essa etiqueta.

Placas de aço inox:

  • É bem mais cara do que a etiqueta de alumínio e poliéster
  • Sua durabilidade é a maior do que as etiquetas de outros materiais
  • O uso da cola de motor garante uma ótima fixação no ativo
  • Indicamos seu uso em ambiente industrial pesado, onde os ativos imobilizados ficam em céu aberto, ambientes abrasivos ou de alta temperatura.
  • Metalúrgicas, usinas, mineradoras, cimenteiras, agronegócios são alguns exemplos de operações que indicamos o uso dessa placa.

Etiquetas de Poliéster:

  • Seu custo se torna atrativo se comprada em altíssima quantidade
  • Indicamos seu uso quando é necessário identificar bens de pequeno porte como ferramentas.
  • É uma etiqueta autocolante e bem flexível, pode vir em cartelas ou em rolo
  • Possui uma durabilidade bem menor que a de alumínio e aço inox, por isso é bem menos utilizada em inventários
  • Indicamos seu uso em ambientes que não sejam agressivos e com pouca movimentação

O que pode acontecer com a escolha errada da placa de patrimônio?

Aqui na Saraf, ao longo dos nossos 27 anos de experiência em inventários patrimoniais, já presenciamos muitas situações em que a escolha da placa não foi a ideal.

Já presenciamos placas inadequadas que derreteram em determinados equipamentos por conta da temperatura da fábrica, placas indicadas para ambientes internos sendo utilizadas em ambientes externos, que perderam a informação de leitura em menos de 2 anos. 

Lembro de um caso específico, que por conta de custo, foram adquiridas plaquetas tão pequenas que era impossível a leitura do código de barras e até mesmo enxergar a numeração.

Enfim, posso ficar aqui narrando inúmeros casos de insucessos, mas a minha intenção aqui foi trazer alguns pontos de atenção sobre essa escolha para garantir o sucesso do seu projeto.

Trouxe aqui para vocês as etiquetas utilizadas em projetos tradicionais, mas se a sua intenção é automatizar seu inventário de ativo imobilizado você vai precisar implantar a tecnologia de RFID. Sobre esse tema, nós preparamos um conteúdo que detalha sobre as diferenças entre as TAGs e que certamente pode ajudar você. Clique aqui e confira qual a TAG ideal para o seu negócio!

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com algum de nossos especialistas!

Até a próxima,

Andrea Araujo | CEO Saraf Controle Patrimonial

Você também pode gostar

Deixe um comentário