O QUE É AVALIAÇÃO PATRIMONIAL E QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA SUA EMPRESA?

9 minutos para ler

É de responsabilidade dos gestores ter conhecimento sobre o patrimônio e gerenciá-lo com eficiência. Afinal, uma gestão eficiente é o que ajudará na formação de um balanço patrimonial mais confiável, suportando a análise da saúde econômica e financeira e levando transparência para o negócio.

Nesse cenário, mensurar os valores dos ativos imobilizados envolve um processo criterioso e pode não ser uma tarefa tão simples de ser aplicada na prática. Regularmente, é necessário realizar um processo conhecido como avaliação patrimonial.

Queremos ajudar você a compreender melhor o que é uma avaliação patrimonial. Por isso, nesse artigo, você vai conferir qual a finalidade dela, as vantagens para a empresa e como realizá-la da maneira correta. Aproveite a leitura!

O que é uma avaliação patrimonial?

A avaliação patrimonial corresponde a um procedimento que se inicia com o inventário, identificação, reconhecimento e coleta de dados sobre os bens da empresa. O principal objetivo é determinar o valor individual atualizado de cada bem, para calcular o valor real do patrimônio. Essa atividade deve ser uma prática estratégica em um plano de controle patrimonial, afinal, ela está diretamente relacionada com a viabilidade econômica dos ativos.

Esse processo é necessário para a realização do Impairment Test ou Teste de Recuperabilidade dos Ativos. Obrigatório a todas as empresas, independentemente do porte, o Impairment Test avalia se o valor contábil dos ativos não está registrado a um valor que exceda o valor recuperável.

Como funciona a avaliação patrimonial?

Para executar essa função, os profissionais devem respeitar alguns procedimentos técnicos. Para a avaliação de bens imobilizados, é preciso seguir as normatizações criadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a NBR 14.653 e suas partes (1, 2, 3, 4 e 5). Os laudos devem ser criados e documentados por engenheiros de avaliações da empresa ou terceirizados, para relatar as estimativas de preços que os bens têm, conforme finalidade.

Esses documentos devem auxiliar a organização em diversas situações, como na tomada de empréstimos com garantias, determinação de valores para seguros, de solicitação de financiamentos junto a instituições e operações de compra e venda, como operação de M&A (Fusões e Aquisições).

CPC 27 e CPC 01

Para fins contábeis, os laudos de avaliação patrimonial suportam os ajustes propostos pelo CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), para adequação ao CPC 27 – Ativo Imobilizado e CPC 01 Teste de Recuperabilidade dos Ativos. Devido à complexidade da função e o alto nível de exigências que devem ser respeitadas, recomenda-se contratar uma empresa de consultoria patrimonial, para ter o suporte de um corpo técnico especializado.

CTG 2002

Além dessas regulamentações, a avaliação de ativos também considera os bens líquidos da empresa. Para esse fim, a análise deve acrescentar ao processo a aplicação da CTG 2002, de novembro de 2018. O objetivo dela é organizar os padrões técnicos e profissionais que os contadores devem executar na avaliação dos ativos líquidos a valor contábil ou ajustados a preço de mercado.

Quais são as vantagens da avaliação patrimonial?

A avaliação patrimonial é uma atividade muito importante para a empresa em diversos aspectos, principalmente para o seu desenvolvimento sustentável, porém nem sempre é realizada. Abaixo, listamos algumas das principais vantagens que ela proporciona para o negócio. Confira!

Contribui para tomadas de decisões mais inteligentes

Gerenciar uma empresa, independentemente do tamanho, é uma tarefa complexa que demanda muito tempo e esforço. No processo, algumas funções recebem mais atenção que outras. Porém, a avaliação patrimonial deve ser considerada uma ação estratégica para o negócio, já que revela o valor de mercado dos ativos.

Diretores e gestores departamentais descobrem se estão tendo desvalorização de seus ativos, podendo tomar atitudes para reverter possíveis cenários negativos. A avaliação patrimonial é um processo que apoia às tomadas de decisões, principalmente no que se refere a investimentos de ativos imobilizados.

Passa mais segurança em operações de compra, venda e fusão

Nas operações que envolvem compra, venda e até mesmo a fusão entre organizações, ambos os lados interessados — vendedores e compradores — precisam ter certeza de que estão fazendo um negócio com transparência. Somente com a disponibilização de relatórios precisos quanto ao desempenho da empresa pode ser alcançado um bom nível de confiança. Por isso, a organização deve disponibilizar os seus laudos atualizados e aplicados por profissionais especialistas.

Isso significa que a avaliação patrimonial atua como um recurso fundamental para facilitar e agilizar os processos de aquisições, venda parcial ou integral da empresa e fusão com outras organizações. Dessa forma, ela é um procedimento importante para qualquer negócio. Mesmo que hoje você não pense nessas operações, ter o histórico anual dos seus ativos é a uma boa prática que reforça a seriedade e o profissionalismo da empresa.

Acompanha o desempenho econômico do negócio

Quando os diretores e gestores querem analisar indicadores econômicos e financeiros mais detalhados sobre o desempenho do negócio, precisam de um banco de dados com informações confiáveis e atualizadas. Nesse cenário, o laudo de uma avaliação patrimonial recente deve satisfazer as necessidades gerenciais, ampliando o poder de monitoramento e controle da performance, principalmente relacionada ao crescimento do patrimônio.

Possibilita a identificação de pontos críticos da empresa

Para a emissão do laudo de avaliação patrimonial é necessário validar a existência física de cada bem. É possível identificar problemas com perdas por desvios, roubos, desgaste acelerado por carência de manutenções, canibalização de equipamentos fora de operação. Todo o processo tem a capacidade de revelar os riscos, ameaças e prejuízos que envolvem o patrimônio, dando aos gestores a possibilidade de criar planos de ação para neutralizá-los.

Permite mensurar resultados com mais precisão

Os relatórios contábeis ficam mais certeiros. Realizando a avaliação patrimonial anualmente é possível fazer comparativos e você consegue observar as variações do patrimônio, acompanhando os resultados mais de perto. Portanto, a avaliação patrimonial possibilita o acompanhamento dos valores de cada ativo (bens e direitos) que a empresa acumula ao longo do tempo e disponibiliza um histórico de registros de movimentações.

Como é feita a avaliação patrimonial?

O processo da avaliação patrimonial envolve 3 etapas básicas de identificação de valor:

  1. determinar o custo de reposição;
  2. o valor justo;
  3. e o valor residual.

A seguir, conheça um pouco mais sobre cada uma dessas etapas fundamentais.

Identificação do custo de reposição

O custo de reposição também é conhecido como Custo de Substituição ou Custo de Reprodução. Nessa etapa da avaliação patrimonial é calculado o valor que a empresa precisará desembolsar para comprar outro bem e substituí-lo no fim de sua vida útil. Tudo isso sem considerar a depreciação do ativo.

Esse cálculo vai ajudar os gestores a realizarem um planejamento orçamentário, programando as retiradas no fluxo de caixa, pois conseguirão prever quando e quanto deverão gastar para repor o bem.

Identificação do valor justo

O valor justo, diferentemente do custo de reposição, demonstra por quanto um ativo pode ser negociado. Nesse caso, a depreciação é considerada, mas é feita uma pesquisa de mercado para avaliar quanto outras pessoas e companhias estariam dispostas a pagar pelo ativo em tais condições, por conhecedores do negócio, sem que seja uma operação forçada.

Esse valor é mensurado de forma independente para cada ativo e pode variar, tanto para mais quanto para menos em relação à depreciação. Tudo dependerá de condições do mercado. Nesse caso, os fatores utilizados para determinar o valor justo são as abordagens de:

  • mercado;
  • receita;
  • custo.

A conclusão desse processo permite a realização do Impairment Test que destacamos no início deste artigo. Você já sabe que a sua aplicação é mandatória para toda empresa ao menos uma vez ao ano, não é verdade?

Identificação do valor residual

O valor residual visa entregar uma estimativa de quanto a empresa pode receber no fim da vida útil econômica de cada bem. Ele deve variar conforme as regras contábeis de depreciação e, muitas vezes, ser nulo. O cálculo é realizado considerando o valor justo e a taxa de depreciação do ativo. Para não sofrer inconformidades, o CPC exige que o valor residual seja revisado uma vez por ano, pelo menos.

Como pôde ver, a avaliação patrimonial pode ajudar a empresa na hora da venda e compra de ativos. Além disso, garante maior transparência e confiança durante as transações comerciais de cisões, fusões, aquisições e reestruturação societária, apresentando o valor real do seu negócio.

Para que a avaliação patrimonial do seu negócio seja realizada dentro dos procedimentos, é essencial ter o inventário dos seus ativos. Somente com o controle sistêmico é possível alcançar a qualidade na gestão das informações relacionadas aos bens da sua empresa, principalmente no que se refere aos ativos imobilizados.

Se você quer otimizar o controle dos seus ativos e ainda integrar essa atividade com outros processos contábeis, entre em contato conosco e solicite uma demonstração gratuita do nosso software para inventário de ativos físicos. É um prazer atender você!

Você também pode gostar

Deixe um comentário