Entenda como a automação de processos é essencial para as empresas!

5 minutos para ler

Investir em automação de processos pode ser a estratégia que o seu negócio precisa seguir para melhorar o desempenho financeiro em decorrência da pandemia Covid-19. Isso se dá porque essa inovação tecnológica proporciona diversas vantagens para a operação da sua empresa, e é uma das características de organizações de alta performance.

Portanto, neste post você vai descobrir o que significar automação de processos, na prática, conhecer quais são os seus benefícios e ainda vai saber como implementá-la na sua empresa. Aproveite a leitura!

O que é a automação de processos?

A automação de processos é um recurso tecnológico que permite que um robô realize rotinas operacionais. E essa tecnologia não fica restrita a indústrias — os robôs fazem parte do nosso a dia a dia, mas, muitas vezes, não percebemos que diversas interações que temos são intermediadas pela robotização.

Assim, essa inovação possibilita que diversos procedimentos sejam executados com agilidade e qualidade, permitindo que você redirecione o seu capital humano para atividades mais estratégicas. A ideia que fundamenta a automação de processos é a de evitar o esforço humano em rotinas operacionais.

No cotidiano, você encontra a automação quando recebe uma mensagem no WhatsApp da sua loja preferida, ou quando você liga na central de atendimento do seu plano de saúde e é atendido pela URA (Unidade de Resposta Audível). Já é natural os robôs fazerem parte das nossas vidas.

Para elucidar ainda mais, a automação acontece por meio da tecnologia conhecida como inteligência artificial, que se desdobra em machine learning (aprendizado da máquina), deep learning (aprendizado profundo) e cloud computing (computação em nuvem). A seguir, confira quais são as principais vantagens da automação de processos.

Desburocratização

Uma das dores principais nas organizações é a burocratização de processos. Quando as atividades são muito operacionais, elas podem sofrer impacto quando os profissionais que a executam não estiverem alinhados com os procedimentos ou até mesmo estiverem indispostos, por conta do cansaço mental gerado por uma atividade repetitiva.

Por meio da automação, você consegue desburocratizar a execução de diversas tarefas. O sistema que permite a implementação dessa tecnologia acompanha o mapeamento do fluxograma do processo. Então, cada etapa de um procedimento acontece considerando-se todas as suas conexões e no momento certo. Basta que a sua programação tenha sido feita adequadamente.

Mobilidade

Existe uma tendência que muitas organizações mantenham o regime de trabalho home office, ao menos, em parte dos seus departamentos. Nesse sentido, há a aceleração da Transformação Digital para atender às condições do novo normal, e uma das vantagens da automação de processos é que os softwares que a executam, geralmente, contagem com a tecnologia de cloud computing, ou seja, estão na nuvem.

Assim, eles podem ser acessados de qualquer lugar: basta que o usuário tenha um login de acesso, um dispositivo móvel e rede de Internet. Além disso, a automação programada funciona mesmo que o usuário não esteja conectado, uma vez que ela acontece no ambiente da computação em nuvem.

Redução de custos

Todo empreendedor tem metas críticas para alcançar a máxima redução de custos no negócio sem impactar a qualidade dos produtos e serviços. Nesse sentido, os softwares de automação de processos são aliados perfeitos para melhorar a saúde financeira da sua empresa. A sua operação vai conseguir mais agilidade, diminuir as ocorrências de erros e você ainda vai conseguir direcionar seus liderados para atividades mais estratégicas, como a realização de análises de indicadores de performance.

Como a Saraf pode ajudar seu negócio?

Uma das rotinas de negócios que mais apresenta oportunidades de redução de custos é a realização do inventário patrimonial. Esse é um processo ainda realizado por muitas empresas de uma forma manual, ou seja, utilizando o papel, a caneta e a prancheta como ferramenta de trabalho. Um sistema de inventário para automatizar a coleta de dados em campo pode reduzir em até 70% o tempo gasto para a realização do inventário.

Quando você investe na automação de processos para cuidar de parte dessa rotina, está potencializando as vantagens dessa tecnologia e da gestão do seu patrimônio. A Saraf pode ajudar o seu negócio a reduzir custos expressivos e otimizar o desempenho de sua equipe gerando um ótimo resultado financeiro para sua empresa.

Para saber mais sobre como a nossa solução pode potencializar o crescimento do seu negócio, entre em contato com um de nossos consultores e solicite o seu teste gratuito!

Você também pode gostar

Deixe um comentário