O que é supply chain e como isso atua nas empresas? Entenda aqui!

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Adquirir, controlar e gerenciar todas as compras de uma empresa, são atividades desenvolvidas pelos profissionais que atuam com supply chain, inclusive a compra dos ativos da sua empresa. Mas no que consiste esse conceito?

Esse termo oriundo da língua inglesa significa, na tradução literal, cadeia de suprimentos. Melhor dizendo, é um macro processo gerencial que cuida de todas as interfaces do negócio para garantir que o produto ou serviço seja ofertado ao cliente com foco na melhor experiência.

Quando implementado respeitando as boas práticas de mapeamento e consolidação de processos de negócio, a cadeira de suprimentos contribui para potencializar o desempenho financeiro de uma empresa.

Agora que você sabe o que é supply chain, continue a leitura e conheça as suas vantagens!

Redução de custos operacionais

Supply chain é responsável por consolidar a jornada dos suprimentos do seu negócio. Sendo assim, profissionais de compras e logística compõem a sua equipe. Um dos pontos de impacto de uma boa estratégia nesse sentido é a redução de custos operacionais.

Dessa maneira, a sua empresa tem diversas oportunidades de otimizar a performance financeira. Isso acontece por meio da negociação com fornecedores para chegar a um melhor custo beneficio para a empresa.

Além disso, a partir da aplicação de tecnologias no segmento logístico, como a telemetria, a redução de despesas com combustível e multas, por exemplo, está garantida.

Implementação de métricas

Uma cadeia de suprimentos mapeada para a alta performance é aquela que garante a implementação de métricas de controle e resultado da operação. Para tanto, os gestores de supply chain devem ter metas claras definidas.

Há indicadores que são comuns na operação de suprimentos, como os custos e as despesas da operação, ademais do controle de prazos das entregas dos fornecedores.

Entretanto, existem métricas que são muito específicas da sua operação e, para defini-las da maneira mais adequada, é fundamental que você tenha mapeado as necessidades da sua empresa.

Dentre as principais medidas de análise de supply chain, podemos citar:

  • ROI (Return Over Investiment, ou Retorno sobre o Investimento);
  • tempo médio de entrega de cada fornecedor;
  • taxa de redução de custos;
  • evolução dos preços;
  • taxa de devoluções;
  • NPS (Net Promoter Score, ou Índice Líquido do Promotor).

Melhora na experiência do cliente

No tópico anterior, mencionamos o indicador de NPS como uma das métricas de destaque para um processo de supply chain. Essa metodologia de avaliação é a responsável por identificar a qualidade da experiência do cliente.

Conquistar promotores do seu negócio é consequência quando a cadeia de suprimentos é o resultado de mapeamento de processos, uso de dados para a otimização contínua e da estratégica com foco no cliente.

Conhecer o que é supply chain, com certeza, vai ajudar você a otimizar a gestão do seu negócio. Invista na leitura de conteúdos sobre o assunto, bem como de temas relacionados, por exemplo: contabilidade, governança corporativa e atendimento ao cliente.

Ampliando o seu aprendizado nas áreas estratégicas para as empresas, você constrói um mindset direcionado para o crescimento.

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