O que é leasing e quais suas vantagens e desvantagens?

4 minutos para ler

O que é leasing? Apesar de parecer alguma novidade, essa prática é popularmente conhecida como arrendamento, mas sua definição correta é a de um arrendamento mercantil.

Esse tipo de alternativa pode ser uma boa opção para pessoas físicas e jurídicas que precisam utilizar um bem e não querem se comprometer com a compra dele em um financiamento.

Neste artigo, você vai descobrir o que é leasing, quais procedimentos devem ser feitos para conseguir o contrato de um e quais são suas vantagens e desvantagens. Confira!

O que significa leasing?

Em inglês, o termo leasing significa, ao pé da letra, “locação”. Mas o sentido desse tipo de arrendamento no Brasil é outro. Você está alugando um bem quando tem um contrato desse tipo, mas a diferença é que, no fim, poderá comprar o bem pelo valor residual.

O leasing pode ser aplicado em diversos tipos de arrendamento, sendo os mais comuns os de carros e bens para o mercado empresarial, como máquinas e computadores. Apesar de prevista, a compra do bem no final não é obrigatória, o que pode ser vantajoso para o arrendatário.

O leasing financeiro e o leasing operacional são as opções mais utilizadas pelo mercado corporativo.

No leasing financeiro, ao fim do contrato o empresário pode tomar uma das três decisões: comprar o bem, devolvê-lo ou estender o contrato por um novo período. É importante ressaltar que esse contrato tem a duração de, no máximo dois ou três anos, dependendo do tempo de duração estimada do bem.

No leasing operacional não a opção de compra no final do contrato.

Outra diferença entre o leasing financeiro e o operacional é que no leasing financeiro os custos de manutenção e operação da máquina arrendada ficam com o empresário. Já no leasing operacional, essa assistência muitas vezes está incluída no contrato.

Há, ainda, o lease back. Essa opção serve para garantir algum capital para quitar dívidas e reorganizar as finanças da empresa. O proprietário de um bem, que pode ser até um imóvel, vende-o para uma empresa e faz o arrendamento em seguida. Assim, ele consegue dinheiro, mas não perde o bem.

Como conseguir um contrato?

Em geral, você consegue contratos de leasing em bancos ou empresas financeiras que podem ser indicados pelo arrendatário do bem. Os documentos básicos para a primeira avaliação dessa linha de crédito incluem:

  • contrato social e alterações, se a empresa for ltda.; estatuto e ata de assembleia, se a empresa for S.A.;
  • cartão CNPJ;
  • balanço ou balancete recente.

É importante lembrar que, diferentemente do financiamento, o bem não passa para o nome do arrendatário. Além disso, o valor residual final que precisa ser pago em caso de interesse pela compra deve constar no contrato.

Quais são as vantagens e desvantagens?

A principal vantagem do leasing é que o seu custo geralmente é menor que o financiamento, já que os juros são mais baixos. Além disso, também é possível diminuir o que é pago com imposto de renda, no caso das empresas jurídicas, porque as parcelas podem ser consideradas gastos operacionais.

No caso de empresas que utilizam esses contratos para maquinários, o leasing permite renovação do maquinário porque é possível fazer a devolução após a utilização por determinado tempo. Como desvantagem, o leasing apresenta alguns pontos: você não tem descontos nos juros, se quiser adiantar parcelas, e o descumprimento dos pagamentos pode acarretar a tomada do bem.

Também será importante estudar o CPC 06 (R2) que entrará em vigor em 01/01/2019 para o correto reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação de arrendamentos nas demonstrações contábeis.

Agora você sabe o que é leasing e por que ele pode ser uma opção interessante para você.

Ainda ficou alguma dúvida sobre essa linha de crédito? Escreva nos comentários abaixo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário