Indicadores para a Gestão do Ativo Imobilizado

5 minutos para ler

A gestão do ativo imobilizado é uma das áreas mais importantes da contabilidade. Isso porque os ativos imobilizados, como prédios, máquinas e equipamentos, são responsáveis por grande parte dos investimentos das empresas. Por isso, é fundamental que os contadores conheçam os indicadores que podem ser utilizados para monitorar a gestão do ativo imobilizado. 

Conheça alguns indicadores que podem ser bem estratégicos para o seu negócio. 

Taxa de Depreciação 

A taxa de depreciação é a taxa anual que é aplicada sobre o valor do ativo imobilizado para determinar a sua depreciação. Essa taxa pode ser calculada com base na vida útil do ativo ou na legislação tributária. A taxa de depreciação é um indicador importante, pois quanto menor a taxa, mais eficiente é a gestão do ativo imobilizado. 

Por exemplo, se a taxa de depreciação é muito alta, isso significa que a empresa está registrando uma despesa muito grande em relação ao valor do ativo, o que pode indicar que o ativo está sendo depreciado mais rapidamente do que o necessário. Isso pode levar a uma redução do lucro líquido e demonstrar uma grande perda do valor patrimonial da empresa. 

Por outro lado, se a taxa de depreciação é muito baixa, isso pode indicar que a empresa pode estar subestimando a despesa de depreciação, o que pode levar a um registro inadequado do valor contábil dos ativos e um possível aumento da tributação. 

Depreciação Acumulada 

A depreciação acumulada é o montante total de depreciação que foi registrada sobre um ativo imobilizado desde a sua aquisição. Esse indicador é importante porque permite determinar o valor contábil líquido do ativo, ou seja, o valor que o ativo tem no balanço patrimonial após a dedução da depreciação acumulada. 

Comparar a depreciação acumulada entre períodos pode trazer dados interessantes sobre como a empresa está investindo em novos ativos imobilizados. 

Quando vemos que estes valores estão chegando próximos ao valor do custo dos ativos, identificamos que os imobilizados estão chegando ao final de sua vida útil. 

Taxa de Depreciação por Categoria de Ativos 

A taxa de depreciação pode variar entre diferentes categorias de ativos imobilizados. Por exemplo, a taxa de depreciação de um prédio normalmente é diferente da taxa de depreciação de um equipamento. Criar indicadores por categorias, classes ou contas ajuda a identificar variações atípicas entre os períodos facilitando encontrar onde está o problema e agilizar as ações de ajuste. 

Vida Útil Remanescente dos Ativos 

A vida útil remanescente dos ativos é o tempo que um ativo ainda pode ser utilizado antes de ser descartado. Esse indicador é importante para determinar quando será necessário substituir os ativos e planejar o orçamento para aquisição de novos bens. 

Este indicador pode ser muito estratégico para a gestão de CAPEX da empresa. 

Valor Residual 

O valor residual é o valor estimado que um ativo terá no final de sua vida útil. Esse indicador é importante para determinar a depreciação anual e para garantir que os ativos estejam sendo gerenciados de forma eficiente. 

Revisar anualmente o valor residual dos ativos imobilizados garante que o valor contábil dos ativos estará mais próximo ao seu valor justo, demonstrando o valor patrimonial da empresa mais coerente com o valor de mercado. 

Taxa de Obsolescência 

A taxa de obsolescência mede a rapidez com que os ativos se tornam obsoletos. Esse indicador é importante para garantir que os ativos estejam sendo atualizados e substituídos de forma adequada. 

Este indicador deve ser elaborado pela engenharia ou manutenção da empresa, mas seus dados são essenciais para que a contabilidade possa ajustar a vida útil e as taxas de depreciação dos imobilizados, evitando prejuízos decorrente das baixas destes imobilizados. 

Taxa de recuperação dos ativos mantidos para venda 

Este indicador mede a taxa de recuperação de valores sobre a venda de ativos antigos que foram retirados da operação ainda com valor para o mercado. Esse indicador é importante para demonstrar quanto valor a empresa consegue recuperar com a prática de venda de ativos imobilizados. O indicador compara o valor da venda com o valor contábil do ativo, apurando se houve lucro ou prejuízo na operação. 

Taxa de retorno sobre o investimento em ativos imobilizados 

Este KPI mede o retorno financeiro gerado pelos investimentos em ativos imobilizados. É importante acompanhar esse indicador para avaliar se os investimentos em ativos imobilizados estão gerando retorno financeiro adequado para a empresa. 

Os indicadores citados ajudam a identificar possíveis problemas com a gestão dos ativos imobilizados, verificar oportunidades de melhoria nos resultados e planejamento tributário, geração de receitas e na tomada de decisões mais assertivas quanto a alocação de investimentos em CAPEX. 

Esses são apenas alguns exemplos de KPIs que podem ser elaborados a partir da gestão patrimonial e do ativo imobilizado. É importante destacar que a escolha dos indicadores deve ser feita de forma personalizada, considerando as necessidades e objetivos específicos de cada empresa. 

Fale com o nosso time de especialistas para entender como os indicadores farão parte do sucesso da sua gestão patrimonial.  

Foto de de Nuthawut no Adobe Stock

Você também pode gostar

Deixe um comentário