Descubra como os centros de custos podem organizar a sua empresa

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Os centros de custos são uma ferramenta que permite uma visão de raio X sobre a performance da empresa, diminui custos e agiliza a tomada de decisões 

Centros de custos são uma ferramenta importante da contabilidade para permitir identificar os custos e os lucros advindos de cada departamento da empresa. 

Cada departamento dentro da empresa é considerado um centro de custo, isso vale tanto para as atividades operacionais, quanto para as atividades administrativas. 

Essa separação permite que o gestor possa aferir a performance de cada setor de forma individual, pois cada centro de custo informará quais foram seus gastos com pessoal, material de escritório, matéria-prima, marketing. 

Desta forma, também será possível fazer o repasse dos recursos de forma proporcional e determinar sua contribuição para o resultado da empresa. Saiba o que são Demonstrações contábeis – Saraf Controle Patrimonial 

Uma boa comparação é pensar na empresa como um País e em cada estado como um centro de custo. Todos contribuem, de forma diferente, para a situação financeira da nação, o chamado PIB (produto interno bruto).  

Esse exemplo também permite compreender que cada departamento (estado) tem autonomia, suas responsabilidades, custos, métricas específicas para avaliar o desempenho conforme suas especificidades etc.  

A mesma metodologia dos centros de custos pode ser usada para analisar um projeto ou o desenvolvimento de um novo produto.  

Os centros de custos trazem quais benefícios? 

Essa forma de analisar a empresa permite: 

  • Aumento da autonomia de cada área da empresa; 
  • Melhorar a distribuição dos investimentos do patrimônio  
  • Diminuir as despesas; 
  • Otimizar os processos produtivos; 
  • Fundamenta e agiliza a tomada de decisões; 
  • Com tudo medido, fica mais fácil atingir as metas.  

Como implantar os centros de custos? 

As pessoas devem ser registradas no centro de custo referente ao seu local de origem. Pensemos numa universidade com dois campi, cada campus representa um centro de custo – ou seja, deve ter um orçamento próprio. 

E cada campi, por sua vez, pode ter cada departamento como um centro de custo. As despesas com limpeza podem ser rateadas de forma proporcional ao tamanho ou número de usuários de cada centro de custo. E assim por diante. 

Já o valor referente ao salário dos docentes será creditado conforme o número de professores de cada departamento, formação acadêmica, número de projetos realizados (métrica de produtividade) etc. 

Custos referentes à laboratórios que sejam de uso compartilhado entre dois ou mais departamentos, podem contar nos respectivos centros de custo de forma proporcional ou ainda ser constituído como uma unidade independente.  

Vale lembrar que há centros de custo não produtivos, ou seja, são aqueles que contribuem de forma direta para a entrada de recursos, embora sejam importantes para a empresa, como o RH ou o administrativo.  

É interessante fazer o uso de algum software de gestão financeira para melhor acompanhar o desempenho de cada setor. 

Quando o ativo imobilizado gera impacto no centro de custo? 

Faça um teste por meio de um inventário patrimonial e avalie se, hoje, os diferentes setores da sua empresa estão com os ativos registrados nos centros de custos correspondentes.  

Isso é ainda mais relevante se o seu negócio realiza a formatação de preços por meio dos custos operacionais de cada departamento/ centro de custo: essa checagem pode gerar uma redução significativa no seu preço final. 

Simples ações na gestão patrimonial podem elevar o nível de organização de sua empresa e trazer resultados mais consistentes no seu dia a dia. 

Você quer saber mais sobre os centros de custos e como implementar no seu negócio? Entre em contato agora com um dos nossos especialistas. 

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