Entenda o que são contas contábeis e sua importância para o ativo imobilizado

4 minutos para ler

As contas contábeis permitem o monitoramento de todos os bens e dívidas da empresa e, por isso, são a base de toda contabilidade do seu negócio 

As contas contábeis são a base sobre a qual está construída a contabilidade. Apesar do nome, não se trata de equações complexas, mas sim de uma forma de organizar o patrimônio da empresa. Com isso, fica fácil fazer a sua gestão. 

Damos o nome de conta contábil, portanto, a todo elemento do patrimônio: sejam bens, direitos, obrigações, o patrimônio líquido e também para elementos de resultado, como as despesas e as receitas. 

Por meio da análise das contas contábeis é possível fazer os relatórios de desempenho da empresa.  

Bê-á-bá das contas contábeis 

Consideramos como ativos os bens e direitos – esses são valores ou bens que a empresa deve receber, como pagamentos futuros, por exemplo. 

Os passivos são as obrigações com terceiros, ou seja, boletos a pagar, empréstimos a quitar e fornecedores com quem mantemos contas em aberto. 

O patrimônio líquido são as obrigações que a empresa tem com o seu quadro de sócios, é o resultado líquido. 

Por fim, o capital é o dinheiro dos sócios investido na empresa, e parte desse dinheiro é investido no ativo imobilizado.  

Com tudo isso esclarecido, podemos voltar ao nosso tema principal. Todo fato mensurável em dinheiro pode ser representado por uma conta.  

É importante que toda a destinação de todas as contas seja bem específica, caso contrário, não será possível fazer a gestão eficaz e transparente do patrimônio.  

Cada fato contábil deve ser registrado na respectiva conta na data em que ocorreu, junto com o histórico e o valor. 

Quais são as contas contábeis mais comuns do ativo imobilizado? 

Sabemos, afinal, a importância de investirmos para a abertura de uma empresa e vemos como é importante saber como contabilizar corretamente cada gasto na conta correta. 

A NBC TG 27 (R4) explica o que é considerado um ativo imobilizado. Primeiramente, ele precisa ter um bem tangível e seu prazo de vida útil deve ser superior a um ano. 

As contas contábeis mais frequentes para esse tipo são: 

  • Imóveis: terrenos, prédios, galpões etc. que são utilizados pela empresa; 
  • Máquinas e equipamentos; 
  • Móveis e utensílios: cadeiras, armários, ventiladores etc. 
  • Veículos: carros, caminhões, motos etc. 
  • Ferramentas; 
  • Equipamentos de informática: computadores, notebooks, impressoras, roteadores etc. 
  • Benfeitorias em terceiros. 

Depreciação dos ativos imobilizados 

Um importante controle que se faz por meio da conta contábil de ativos imobilizados é a depreciação dos bens. Com exceção de terrenos, que podem vir a se valorizar com o tempo, os demais itens perdem valor ao longo dos anos. 

A depreciação começa logo, como diz o povo, quando se tira o bem “da loja” e se começa a usá-lo. Se o cálculo for pela depreciação pelo uso, ela não terá início enquanto o maquinário não estiver em funcionamento. 

Com o propósito de facilitar esse cálculo, a Receita Federal levantou as taxas de depreciação e de vida útil de uma série de ativos imobilizados e os disponibilizou no Anexo III da Instrução Normativa, n.º 1700/2017

Esses dados servem tanto para incluir como despesas na declaração do imposto de renda, como para projetar a reposição dos bens ou eventual venda do negócio, por exemplo. 

Para mais informações sobre como criar e gerir suas contas contábeis, solicite o atendimento de um dos nossos especialistas. 

Foto de Mikhail Nilov no Pexels

Você também pode gostar

Deixe um comentário