Aprenda agora a desenvolver uma boa gestão de fornecedores
Publicado em 08/05/2019
Na atual conjuntura econômica e diante de um mercado cada vez mais competitivo, as empresas estão buscando formas de se diferenciarem, aumentando a eficiência dos seus produtos e serviços enquanto reduzem custos. Uma forma de fazer isso é implementar a gestão de fornecedores no negócio.
Provavelmente, você já deve ter ouvido falar no método, mas não ter se aprofundado nele. Por isso, fizemos este post. Confira, a partir de agora, o que é gestão de fornecedores, sua importância para a empresa e como aplicá-la, na prática!
O que é gestão de fornecedores?
O método consiste em um processo dividido em várias etapas, de iniciar e desenvolver um relacionamento estratégico com os fornecedores de produtos e serviços. Tudo começa com os gestores selecionando os melhores para desenvolver uma relação de parceria, negociando preços e condições mais atrativos no médio e longo prazo.
No processo, buscam-se alinhar as atividades operacionais da empresa com a cadeia de abastecimento do fornecedor para que nunca faltem ou sobrem mercadorias no estoque. Ou seja, serve para a implementação do JIT (Just In Time). É ideal para agregar um fluxo de produção contínuo e reduzir os custos com estoque.
Por que essa estratégia é tão importante?
A gestão de fornecedores é fundamental para os processos de tomada de decisão de uma empresa, pois ajuda os gestores a planejarem um volume de encomendas mais adequado às demandas do negócio. Também é essencial para o controle de custos, já que bons descontos são alcançados por meio de alianças comerciais. No geral, a estratégia facilita os processos de compra e a obtenção de preços e condições de pagamento mais competitivos.
Como fazer uma boa gestão de fornecedores?
Uma gestão de fornecedores eficiente envolve um conjunto de métodos que devem ser implementados sequencialmente. Separamos os principais abaixo. Confira!
Desenvolva um relacionamento estratégico
O primeiro passo para fazer uma boa gestão de fornecedores é desenvolver um relacionamento estratégico com eles. Mas, para isso, você deve mudar a forma como os enxerga. Eles são importantes para o funcionamento do seu negócio. Então, deve ter a imagem alterada de um simples distribuidor para um parceiro de valor. Ou seja, devem ser tratados como parceiros que dividem os mesmos objetivos que você.
Uma boa forma de conseguir isso é dizer o valor que eles têm para a sua empresa e manifestar o desejo de estabelecer uma relação de parceria. Demonstre isso fazendo negócios do tipo ganha-ganha, em que os dois cedem um pouco para a satisfação conjunta.
Alinhe-se à logística dos fornecedores
Estude os padrões de sazonalidade da empresa e dos fornecedores para alinhar as demandas do negócio com as rotas de entrega de mercadorias deles. A maioria dos distribuidores tem rotas programadas, com dia e hora certos, para realizar o transporte. Nesse caso, se sua empresa conseguir ajustar as necessidades de insumos para esses períodos, ambos os lados podem otimizar a logística, ganhando economia de tempo e de dinheiro.
Faça críticas construtivas
Não existem negócios perfeitos e, muitas vezes, nos irritamos com algum deslize do distribuidor. Porém, em vez de apenas despejar frustrações com críticas negativas, mude isso para críticas construtivas, oferecendo soluções de melhorias para os problemas. Assim, o desenvolvimento acontece para ambos os lados.
Muitos gestores ficam ocupados o dia todo com as tarefas de trabalho e quase não têm tempo para se atualizar. Você está no mesmo segmento que eles. Então, tire um tempinho diário para ler e ouvir as notícias, novidades e tendências do setor, passando tudo para eles. Se fizer isso, ganhará a confiança que precisa para estabelecer um relacionamento de parceria.
Agora que você já conhece as principais atitudes que deve tomar para estabelecer uma boa gestão de fornecedores, não perca mais tempo e dinheiro. Comece a sua estratégia ainda hoje!
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