Ativo Imobilizado
5 ações para iniciar o inventário do ativo imobilizado em home office
Publicado por SARAF · 06/04/2020 · 0 comentário(s)
Se você tinha como meta neste ano fazer o inventário de ativo imobilizado, nós preparamos 5 ações para que você consiga iniciar o trabalho, mesmo em home office.
Neste momento, onde a melhor opção é ficar em casa e evitar o contágio pelo COVID-19, criar rotinas para manter a mente sã deve ser a prioridade. Mesmo distantes do convívio social, muitos estão trabalhando em home office – e que continue assim.
Aí vem o desafio de gerenciar as atividades profissionais e conciliá-las às rotinas da casa, família e filhos. Por mais que exista a empatia dos empregadores e contratantes, as entregas continuarão a ser cobradas. Algumas metas poderão ser negociadas, mas outras ainda sim serão mantidas.
Não é motivo para se desesperar e nem para se sobrecarregar com medo de perder o seu emprego ou contrato. É hora de entender a importância dos resultados do que você entrega e valorizar a sua posição. É hora de pensar de forma estratégica para buscar meios de garantir suas entregas, mesmo em meio a tudo que estamos vivendo.
O nosso objetivo aqui na Saraf é estar ao seu lado nesse momento. Como? Ajudando os profissionais da contabilidade e controladoria, em todos os níveis, em como olhar para a gestão de ativos e controle patrimonial de uma forma ampla e enxergar oportunidades.
Se você tinha como meta neste ano fazer o inventário de ativo imobilizado, nós preparamos 5 ações para que você consiga iniciar o trabalho, mesmo em home office.
1. Faça uma análise detalhada da base contábil de ativos imobilizados
- Verifique a qualidade das informações como a ausência de dados técnicos, modelo, fabricante, número de série.
- Identifique se o cadastro do ativo imobilizado está com nomes genéricos.
- Analise se em seu registro contábil possuem registros de componentes que não possuem características de ativo imobilizado.
2. Analise o razão das contas do ativo imobilizado
- Certifique-se de que os valores da base de ativos conferem com os saldos das contas razão e apure as divergências.
- Busque informações adicionais no razão analítico, como o número da nota fiscal de aquisição e fornecedor.
3. Busque as notas fiscais e documentos de origem
- É comum que alguns registros do ativo imobilizado sejam lançados pelo valor total da nota, sem individualização dos itens. Na nota fiscal, você conseguirá as informações mais detalhadas.
- O inverso também acontece, computadores, por exemplo, às vezes são registrados como processador, HD, memória, teclado, mouse, etc. A nota fiscal pode te ajudar a fazer a composição dos bens.
4. Revise a classificação dos ativos
- Analise se os itens estão classificados corretamente nas respectivas contas, é comum encontrar itens de informática na classe de móveis, instalações industriais como benfeitorias em construções, entre outras divergências.
5. Gere uma base saneada e conciliada com a contabilidade
- Consolide toda a informação coletada
- Realize as devidas reclassificações
- Concilie os saldos da base de ativos com o razão contábil
Com isso, você terá uma base de ativos mais organizada e fará toda a diferença se você quando for o momento de contratar uma empresa especializada para te ajudar com a realização do trabalho, conseguindo inclusive uma redução de custo.
Essas ações ainda o ajudarão a:
- reduzir o tempo de conciliação entre o inventário físico e a base contábil de ativos imobilizados
- reduzir o tempo no tratamento das divergências
- garantir menos impactos negativos no resultado
Mantenha a realização do inventário em suas metas, principalmente pelo momento em que o mundo está passando. Suas ações, bem planejadas e executadas, serão de grande valia para a gestão patrimonial da empresa.
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