05 dicas de como o laudo de vida útil pode ajudar na gestão do ativo imobilizado

4 minutos para ler

Não podemos falar de Vida Útil do ativo imobilizado sem falar do CPC 27 e a Lei 11638/07 pois isso mudou a forma como deve ser o tratamento contábil dos ativos imobilizados para que as práticas contábeis brasileiras fossem convergidas com as adotadas pelo International Accounting Standards Board (IASB).

Entre outros pontos essa lei diz que as depreciações dos ativos imobilizados devem ser realizadas com base na vida útil econômica dos bens. A revisão de vida útil é uma obrigatoriedade anual, podendo ser realizada em qualquer período do ano fiscal.

Mas como esse laudo pode ajudar no dia a dia da gestão do imobilizado?

1. Cálculo correto da depreciação

Um ponto importante sobre o que o laudo de vida útil dos ativos permite é obter a nova taxa de depreciação, em função da vida útil econômica do ativo.

A nova taxa define uma despesa ou custo anual para a empresa, interferindo nos resultados. E o que isso quer dizer? Com a nova vida útil será ajustada a taxa de depreciação de acordo com a utilização do bem na operação da empresa e isso faz com que a taxa corresponda de acordo com o tempo de vida operacional do equipamento.

2. Ter uma melhor gestão sobre a obsolescências dos ativos

Para a realização do Laudo de Vida Útil é obrigatório a vistoria e avaliação de um engenheiro mecânico. Com essa informação é levado em consideração, além da aplicabilidade do bem na operação, a obsolescência tecnológica e funcional do equipamento.

Isso faz com que se tenha informações atualizadas sobre ativo onde é avaliada a perda operacional do bem. Esta perda decorre do desgaste normal da máquina causado pelo tempo, de sua obsolescência e inadequação de tecnologia.

3. Planejar com mais eficiência a manutenção de cada equipamento

Com as vistorias é possível levantar mais dados técnicos sobre o equipamento e estudar essas informações com dados mais precisos. Estabelecendo o novo ciclo de vida do ativo imobilizado é possível estabelecer em conjunto com a manutenções planos e metodologias para garantir um maior tempo de vida do ativo imobilizado.

Desta forma a contabilidade e a manutenção se integram pois não será levado em conta somente o aspecto contábil mas também os aspectos funcionais do equipamento levando para a empresa um melhor resultado operacional.

4. Identificar tendências para planejar a compra de novos equipamentos

O processo para a execução do Laudo de vida útil pode ser utilizado para o estudo da aquisição de novos ativos em projetos, por exemplo, assim como na decisão de descontinuar um equipamento ou uma linha de produção.

As informações levantadas permitem que a empresa entenda o tempo de vida útil do ativos assim como diversos custos e despesas que são ou serão despendidos para a sua manutenção.

Dessa forma a tomada de decisão se torna mais assertiva

5. Ter a depreciação de acordo com o seu processo operacional

Quando realizamos a entrada fiscal de um ativo imobilizado a taxa de depreciação utilizada é a depreciação fiscal. Em outras palavras é a depreciação estabelecida pela receita federal que é baseada em uma tabela padrononizada.

Não é errada utilizar a depreciação fiscal como taxa para a sua base de ativos, porem ela não é uma tabela geral onde não é levado em consideração a particularidade de cada negocio.

Por exemplo pela depreciação fiscal um equipamento de informática deprecia em 5 anos, porem para determinados negócios, principalmente de tecnologia, um computador tem vida útil de no máximo 3 anos. Percebe aqui que se a empresa não possui um laudo especifico para seu negocio pode ter um impactos em seu resultado.

Podemos perceber que podemos utilizar a legislação a nosso favor, gerando benefícios futuros para a empresa com um olhar estratégico para os bens do ativo imobilizado porque afinal de contas são esses bens que geram receita para a empresa.

Uma empresa especializada, com um time de engenheiros com experiencia em diversos tipos de operação pode fazer a diferença em seu resultado operacional.

Fale com o nosso time de especialistas para tirar outras dúvidas.  

Foto de Wise ant no Adobe Stock

Você também pode gostar

Deixe um comentário