Internet das coisas. Saiba o que é agora!
Publicado em 14/10/2018
A evolução da tecnologia está produzindo computadores mais potentes, menores e baratos. Eles são incorporados em máquinas, eletrodomésticos e em uma variedade de aparelhos eletrônicos para realizar inúmeras funcionalidades no dia a dia das pessoas. Quando esses dispositivos se comunicam pela internet, dá-se o fenômeno conhecido como internet das coisas.
E é sobre isso que esse post vai falar. Vamos explicar o que é internet das coisas, quais suas vantagens, como as empresas trabalham com ela e algumas aplicações no nosso dia a dia. Ficou interessado? Então, boa leitura!
O que é internet das coisas?
Internet das coisas, muitas vezes chamado de IoT, é um conceito muito simples que consiste em conectar aparelhos eletrônicos pela internet. Porém não se trata somente de conectá-los, como já fazemos com nosso computador e smartphone. Internet das coisas também diz respeito à comunicação entre esses dispositivos.
Os dispositivos conectados permitem o controle por uma central de computadores, gerando um ecossistema inteligente. Dessa maneira são criadas diversas aplicações autônomas que funcionam sem a presença humana.
Quais são suas vantagens?
A internet das coisas gera uma grande quantidade de dados que podem ser analisados em outras aplicações. Outra vantagem é a capacidade de gerenciar e automatizar processos inteiros por meio da comunicação entre dispositivos de diferentes setores.
Em alguns setores com áreas de riscos aos seres humanos, os dispositivos conseguem fazer, por exemplo, o monitoramento e execução do trabalho sem danos à saúde dos funcionários.
As vantagens de internet das coisas são quase ilimitadas devido às possibilidades de equipamentos e funções que eles podem executar no dia a dia.
Como é a internet das coisas nas empresas?
A criação de uma rede de dispositivos inteligentes conectados cria um grande potencial para as empresas. Algumas delas, como Amazon e Google, incentivam e patrocinam o avanço tecnológico da internet das coisas.
Seu uso passa em vários setores como fabricação, logística e TI. Os dispositivos podem fazer gerenciamento de ativos, controle da logística de bens e automatizar processos como controle de estoque, funcionários, economia de energia etc.
Quais são suas aplicações?
A versatilidade da internet das coisas pode ser traduzida em diferentes aplicações que afetam todo o ambiente social e tecnológico. A seguir listamos diferentes aplicações que usam internet das coisas.
Cidades inteligentes
Trata-se da representação de lugares que usam dispositivos inteligentes e análise de dados para tomar decisões de governança e entregar serviços melhores para a população. Essas cidades estão transformando o ambiente de convívio das pessoas e promovendo mais acesso à tecnologia.
Automação residencial
Uma aplicação crescente no Brasil. Também pode ser chamada de “casas inteligentes” e consiste no controle de todos os cômodos de uma casa por meio de smartphone que atua como se fosse a central. Uma casa inteligente é conectada por vários dispositivos ligados à rede e é capaz de controlar as luzes, preparar um banho, irrigar o jardim etc.
Vigilância inteligente
O conceito de vigilância inteligente associa as imagens capturadas com modelos de negócios estabelecidos pelas companhias que produzem os vídeos. Um supermercado pode monitorar o trajeto de um consumidor dentro do estabelecimento e montar estratégias para colocar os produtos nas prateleiras, por exemplo.
A internet das coisas não está distante do cotidiano das pessoas e está cada vez mais acessível devido à redução do custo de internet e de aparelhos. Por esse motivo as empresas precisam se atentar e adotar a internet das coisas o mais rápido possível a fim de otimizar os processos e ganhar qualidade de gerência.
Curtiu nosso conteúdo sobre o que é internet das coisas? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdo de qualidade no seu e-mail.