Gestão de fornecedores: entenda sua importância e como fazer

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Muitas empresas ainda tratam os fornecedores com indiferença, enxergando-os apenas como outra empresa interessada em vender. Porém, esse conceito deve mudar, uma vez que mais e mais gestores compreendem a importância estratégica que os distribuidores têm para o negócio. Mas, para isso dar certo, não basta mudar a visão. É preciso ter uma boa gestão de fornecedores.

Essa estratégia vem gerando grandes parcerias e ambas as partes estão construindo força competitiva no mercado. A sua empresa também pode conseguir isso. Então, descubra a partir de agora o que é gestão de fornecedores, por que ela é tão importante e como aplicar a estratégia na prática!

O que é gestão de fornecedores?

A gestão de fornecedores é representada por um conjunto de procedimentos que visa otimizar os processos de comunicação, pesquisa de preços e compras junto aos distribuidores e prestadores de serviços. O objetivo é construir parcerias com os fornecedores mais importantes para o negócio e desenvolver um relacionamento capaz de render bons lucros no médio e longo prazo.

Por que a gestão de fornecedores é tão importante?

Quando a empresa faz a gestão de fornecedores, é possível economizar muito tempo, mão de obra e recursos, pois as encomendas podem acontecer no formato “just in time”. Ou seja, a empresa consegue integrar suas operações de compra com os fornecedores, passando a receber as mercadorias certas no tempo exato e na quantidade correta, sem a necessidade de encomendá-las.

Além disso, a empresa consegue aumentar o valor agregado de seus produtos e diminuir o ciclo de vida deles, o que é uma vantagem e tanto para elevar o volume de vendas.

Como fazer uma boa gestão de fornecedores?

Agora que você já sabe o que é gestão de fornecedores, bem como a sua importância para os negócios, descubra como ter sucesso com a estratégia:

Trabalhe o relacionamento com os fornecedores

Mantenha contatos frequentes com os vendedores e gestores da empresa fornecedora. Isso deve ir além do comercial e se estender ao lado pessoal, como desejar feliz aniversário e conversar sobre o time do coração. Quando surpreendemos o outro, sendo pessoais, mostramos que nos importamos e abrimos caminho para a confiança. Com um relacionamento próximo e saudável, o negócio pode obter vantagens que muitas outras empresas não têm.

Defina os objetivos da empresa e seus setores

Com base no histórico de consumo de itens e serviços, estabeleça uma projeção de quando e quanto a empresa precisará repor o estoque. Esse processo deve ser compartilhado com o fornecedor em tempo real e por meios digitais. Assim, você não precisa gastar tempo e recursos para realizar as encomendas, automatizando o abastecimento.

Conheça a logística dos fornecedores

Descubra onde ficam localizados os armazéns dos fornecedores. Alguns podem ficar muito longe ou em locais com grandes problemas de congestionamento. Isso pode atrasar a entrega.

Além disso, verifique o tempo que a empresa leva para faturar o pedido, emitir a nota fiscal, embarcar a mercadoria e a rota utilizada por seus entregadores. Assim, você pode programar as encomendas para o tempo certo, recebendo-as dentro de um prazo considerado satisfatório.

Organize os processos de compra

Abandone os registros manuais em documentos impressos e planilhas eletrônicas, pois é ineficiente e nada seguro. Em vez disso, passe a utilizar um software específico para o controle das compras e estoque. Geralmente, eles oferecem ferramentas para o gerenciamento de fornecedores e você pode concentrar as principais funções relacionadas em um único local.

Por exemplo: você pode integrar o estoque com a contabilidade, o setor de compras e o próprio fornecedor, simplificando e agilizando os processos. A segurança fica por conta do acesso autorizado com logins, senhas e criptografia dos dados.

A gestão de fornecedores vem se tornando cada vez mais uma estratégia fundamental para os negócios, pois permite desenvolver um diferencial competitivo forte no segmento de atuação. Então, aproveite essas dicas e comece ainda hoje o seu plano de otimização no setor de compras.

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