Beacon, RFID e NFC: descubra qual etiqueta inteligente é a ideal para o seu negócio

4 minutos para ler

Além de agilizar o processo de inventário dos ativos imobilizados, as etiquetas inteligentes permitem controle em tempo real de estoques, por exemplo

Controlar grandes estoques ou o ativo imobilizado de grandes empresas parece uma missão impossível, não? Isso já foi verdade, mas hoje com as tecnologias de sensores Beacon, RFID e NFC está muito mais fácil fazer a gestão desse patrimônio.

Quando pensamos em ativos imobilizados, uma etapa essencial na sua gestão é o inventário, quando uma equipe vai a campo checar a existência e o estado de cada bem.

Antigamente, o levantamento dos bens consistia em afixar placas identificadoras em cada item e depois fazer expedições para conferir. Ou seja, dependendo da dimensão do negócio, poderia ficar bastante demorado!

Ao passo que com as etiquetas, esse processo ganha bastante agilidade.

Beacon, do RFID e do NFC no raio-X

Beacon – é um pequeno transmissor que opera por radiofrequência do tipo Bluetooth e funciona por meio de pequenas baterias. O sinal transmitido por cada beacon pode ser captado por um celular a uma distância de até 50m; um diferencial é que o dispositivo informa a distância que ele em relação ao leitor, o que permite localizar mais facilmente o produto/ bem em questão que está sendo inventariado. Se você mora em condomínio com aqueles “chaveiros eletrônicos” para liberação de portas ou portões, já deve ter se deparado com um sensor Beacon.

Esse modelo de etiqueta pode ser usado para o controle dos ativos imobilizados, porém, o custo por unidade, não permite seu uso em larga escala. O Beacon é excelente para controle de equipamentos de alto custo e que requerem um constante acompanhamento de sua movimentação, por exemplo.

RFID – É uma tecnologia anterior ao Beacon e com certeza, você já se deparou com ela naqueles cartões de acesso a prédios por meio de aproximação, por exemplo. Esse é um diferencial importante: o RFID (sigla em inglês para “sistema de identificação por radiofrequência”) requer que o leitor fique a uma distância de 5cm a 10cm, em média em relação a etiqueta. Ele também funciona por um sistema diferente: sai o Bluetooth e entra uma espécie de antena interna, que opera sem a necessidade de uma fonte de energia. Entre as vantagens desse modelo podemos elencar a velocidade de leitura (superior à demandada pelo QR Code, por exemplo), o tamanho que pode checar a poucos milímetros e o fato de permitir a leitura de várias “etiquetas” simultaneamente.  Só para ilustrar, seria possível que um supermercado conferisse um carregamento de produtos ainda dentro do caminhão da transportadora.  E, logo depois, que esse material fosse acompanhado pelo administrador do estoque até a venda – um dos usos mais comuns dessa etiqueta é para sistemas antirroubo adotado por vários comércios.

O RFID é mais usado para controle do ativo imobilizado por ter um custo mais acessível. A tecnologia de radio frequência permite que a leitura seja feita por ambiente, o que agiliza significativamente o processo do inventário patrimonial.

Vale atentar para a escolha do modelo a ser adotado porque superfícies metálicas interferem na tecnologia de rádio frequência.

NFC – Os sensores desse tipo são os mais leves e funcionam por meio de minúsculas antenas internas, que transmitem dados de forma mais rápida que o Bluetooth e sem a necessidade de pareamento. Além disso, eles ainda permitem que as etiquetas recebam ou transmitam informações por meio da aproximação com um smartphone. A quantidade de informações armazenadas vai depender do tamanho da memória do chip que você escolher. É essa tecnologia que permite fazer pagamentos por meio da aproximação do cartão do banco da máquina de cobrança.

Entretanto, o NFC não é comumente adotado para controle de ativos imobilizados, pois requer que haja muita proximidade entre a etiqueta e o smartphone. Com isso, o processo se torna muito semelhante à leitura de um código de barras tradicional.

Ainda em dúvida sobre se qual sensor melhor se adequa ao seu negócio é o Beacon, o RFID ou o NFC? Consulte agora um dos nossos especialistas, podemos te ajudar a como usar essa tecnologia na gestão do ativo imobilizado.

Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels

Você também pode gostar

Deixe um comentário