6 diferentes aplicações de RFID para sua empresa

RFID
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A tecnologia permite que as empresas adotem processos eficientes de gestão. O RFID, por exemplo, já vem sendo usado no controle patrimonial e na gestão de ativos para melhorar os controles. As aplicações de RFID são usadas em diferentes negócios, pois seus benefícios vêm sendo o grande diferencial daqueles que buscam processos de qualidade.

Para ilustrar esses cenários, este post falará de seis diferentes aplicações que essa tecnologia pode desempenhar nas empresas. Ficou curioso para saber mais? Então, tenha uma ótima leitura!

1. Rastreamento de ativos com RFID

É possível rastrear objetos, pessoas, máquinas, animais, contêineres etc., por meio de uma antena que emite sinais para as etiquetas do RFID. Isso permite o controle de segurança dos itens, facilitando a localização de cargas roubadas, perdidas ou de difícil acesso.

2. Controle de estoque

Outro benefício do rastreamento de ativos é automatizar seus processos de controle, pois as antenas, quando associadas a um software de gestão, conseguem identificar de forma ágil e fácil os itens que entram e saem dos estoques das empresas.

Com o RFID, é possível identificar uma quantidade massiva de objetos, economizando tempo de gestão. As antenas também ajudam a encontrar itens que estejam fora do lugar e que não seriam localizados visualmente pelos funcionários.

3. Autenticidade de produtos

Com a etiqueta RFID, o item passa a ter uma identificação única que o diferencia dos demais. Isso ajuda a garantir a sua autenticidade, além de evitar falsificações de patrimônios.

4. Gerenciamento de logística

É possível fazer o controle de produtos em trânsito e acompanhar, em tempo real, a localização de itens etiquetados com RFID. Isso ajuda a gerenciar mais precisamente a logística de transporte de um lugar para outro, além de evitar situações como furtos, extravios e perda de carga.

5. Controle de acesso

O RFID já é usado em crachás e veículos para automatizar o controle de acesso por chancelas mediante a identificação rápida. Estabelecimentos como shoppings e pedágios estão adotando essa tecnologia para agilizar entrada e saída de veículos nas vias autorizadas. Nas empresas, o RFID serve para monitorar a localização e acesso dos funcionários a lugares específicos.

6. Gerenciamento de varejo

Empresas como supermercados, atacadistas e outras lojas querem eliminar de vez a fila de caixas. Com o uso de etiquetas RFID nos produtos, não é preciso passar item por item no leitor: todos são contabilizados de uma só vez, dentro dos carrinhos.

Também é possível equipar carrinhos de compra com antenas que permitirão aos clientes acompanhar em tempo real o valor da compra, na medida em que colocam os produtos nos carrinhos.

Como vimos, o RFID traz muita eficiência nas operações das empresas e, consequentemente, reduz os custos em diversas áreas. Para que tenha o resultado desejado pelas empresas, o indicado é que o seu uso seja analisado por uma consultoria e implementado com avaliação de viabilidade.

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