Tecnologia
Inteligência artificial: o que é e como pode ajudar a sua empresa
Publicado por SARAF · 20/10/2018 · 0 comentário(s)
Com a quantidade de dados gerada dia após dia fica quase impraticável analisar todos eles para tomar decisões. É por isso que cada vez mais as empresas têm optado pela automatização dos seus processos, utilizando uma tecnologia que se aprimora a cada instante: a inteligência artificial.
Ainda não estamos tão avançados como em alguns filmes de ficção científica, mas é verdade que a inteligência artificial já traz inúmeros benefícios para diversos setores de uma empresa. A tendência dessa tecnologia é tão crescente que podemos afirmar que quem não a adotar pode ficar para trás. Quer saber tudo sobre inteligência artificial e como ela pode ajudar o seu negócio? Então continue lendo esse post!
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial pode ser definida como algoritmos que podem ser criados em qualquer software. Esses algoritmos avaliam um contexto e conseguem tomar decisões para atingir um objetivo. As aplicações da IA são infinitas, podendo ir desde a exibição de conteúdos inteligentes para um público específico até atividades que eliminem completamente a necessidade da interação entre humano e máquina.
Os algoritmos são alimentados com um grande número de dados e por isso conseguem identificar padrões para avaliar a melhor forma de executar uma operação para o usuário. Quer um exemplo simples? Você conhece o Google Photos? Se sim, já deve ter percebido como ele consegue agrupar suas fotografias por locais ou, mais impressionantemente, pelas pessoas que nelas aparecem.
A própria Siri criada para usuários do sistema IOS já é um modelo bem avançado de inteligência artificial. Podemos passar horas dando exemplos: uma IA que modificou o diagnóstico de um paciente (e acertou!), uma grande empresa que já no final dos anos 80 conseguiu identificar quais clientes estavam grávidas para direcionar campanhas específicas (mesmo que elas quisessem esconder essa informação), entre outras decisões estratégicas.
Quais os benefícios dessa tecnologia?
Agora que você entendeu o que é inteligência artificial e conheceu um pouquinho de suas aplicações, já está pronto para entender tudo o que ela pode oferecer em benefício de uma organização.
Aumento da produtividade
Uma das principais vantagens é, sem dúvida, o aumento da produtividade. Isso acontece porque a inteligência artificial automatiza processos que costumam ser lentos, liberando mão de obra para outras atividades mais relevantes. Ela já é capaz de gerar gráficos, planilhas, relatórios e toda aquela burocracia que costuma ser protelada pelos funcionários.
Otimização do Big Data
Big Data está relacionado ao ato de coletar, tratar e analisar grandes volumes de dados. Esse termo tem ganhado força na última década, principalmente com o advento das redes sociais. Graças à internet, as empresas conseguem obter muito mais dados sobre seus consumidores. Antigamente, as análises eram feitas manualmente. Graças à inteligência artificial, esse processo se tornou muito mais rápido e, na maioria dos casos, muito mais preciso.
Segurança da informação
A aprendizagem automática que a maioria dos algoritmos tem permite a detecção de ataques, tornando os sistemas de defesa cada vez mais eficazes. As decisões tomadas pelas IA costumam ser muito seguras e confiáveis.
Previsão e redução de erros
Uma máquina com inteligência artificial consegue identificar erros muito mais facilmente que o ser humano. Num processo de fabricação, por exemplo, os computadores indicarão qualquer mudança nos parâmetros de produção e alertarão sobre qualquer erro em potencial. A IA é multitarefa e não está suscetível à distração e cansaço físico.
Redução de custos
Por fim, é importante dizer que, mesmo que o investimento em inteligência artificial possa parecer alto, os retornos são perceptíveis. Ao aumentar a produtividade, diminuir erros, aumentar a segurança e otimizar processos, sua empresa com certeza economizará muito em todos os setores além de, provavelmente, estar aumentando a receita por oferecer produtos e serviços de maior qualidade e direcionados para as pessoas corretas.
Como deu para perceber, a inteligência artificial é extremamente versátil. Para se manter competitivo, é importante se manter atualizado. Você já pensou em que áreas poderia utilizar essa tecnologia maravilhosa? Como você acha que a IA poderia melhorar sua empresa?
Se você gostou deste conteúdo e quer receber todas as nossas novidades e dicas sobre o mundo dos negócios e processos de gestão, coloque seu e-mail na caixa azul ao lado e assine a nossa newsletter!
Você também pode gostar
Depreciação do ativo imobilizado: guia completo com exemplos práticos e normas
A depreciação do ativo imobilizado é um dos principais conceitos para a contabilidade e a gestão de empresas, trazendo benefícios em vários aspectos, independentemente do seu porte. O conceito representa a perda de valor de bens físicos ao longo do
Publicado por SARAF em 09/10/2025
Tecnologia RFID: como ela pode revolucionar a gestão de ativos e otimizar processos?
Na gestão do ativo imobilizado, pequenos erros ou falhas administrativas podem gerar altos custos. Para evitá-los, investir nas etiquetas RFID representa uma resposta direta e assertiva. Quem vive com o drama de perdas de bens, divergências no controle patrimonial e
Publicado por SARAF em 19/09/2025
Conformidade patrimonial: como a falta de gestão pode gerar passivos ocultos?
Alcançar a conformidade patrimonial é hoje um dos principais desafios para empresas de todos os portes que precisam manter seus registros sempre corretos e atualizados. Mais do que uma obrigação contábil ou regulatória, esse é um diferencial estratégico para negócios
Publicado por SARAF em 05/09/2025