Controle Patrimonial, Gestão e Administração
Central de ativos: a chave para um controle patrimonial mais eficiente
Publicado por SARAF · 27/06/2025 · 2 comentário(s)
As empresas, à medida que crescem, enfrentam dificuldades para realizar a gestão dos ativos imobilizados. Se possuem diversas unidades, é ainda mais difícil.
Com o tempo, tendem a sofrer com perda de informações, falhas em inventários, além de prejuízos financeiros e operacionais.
Mas você sabia que a solução estratégica pode estar no uso de um sistema de inventário patrimonial focado na gestão física dos ativos imobilizados?
Sua empresa faz o controle em planilhas? Um sistema focado em gestão de ativos pode resolver tudo. Se você só tem os controles contábeis, pode usar um sistema para otimizar a gestão física e realizar inventários.
Com isso, garantem:
- Visibilidade total sobre bens com cadastro fotografico e fiscal;
- Controle sobre as movimentações com ordens de serviço;
- Gestão de inventário de forma clara com dashboards de produtividade.
Mais do que uma questão de organização, ter todo o gerenciamento em um sistema simples e intuitivo é um passo importante para alcançar um avanço estratégico na gestão dos ativos fixos de sua empresa.
Quer saber mais? Leia o artigo para entender o tema. Ao final, você conhecerá uma excelente solução que vai levar eficiência ao controle. Boa leitura!
O que é um sistema de inventário patrimonial?
Você deve imaginar o quanto é desafiador realizar a gestão dos ativos imobilizados, realizar inventários e controlar as movimentações do dia a dia, não é?
Os problemas são muitos, englobando:
- Divergência da localização dos ativos;
- Dificuldade na padronização das descrições;
- Fragilidade nos resultados apresentados no inventário.
Logo, a adoção de um sistema de inventário patrimonial é a melhor forma de garantir transparência e consistência contábil para as empresas.
Adotar esse tipo de ferramenta que melhora os processos gerenciais é uma forma de fazer com que todos os bens da empresa (máquinas, equipamentos, móveis, veículos etc.) sejam registrados e acompanhados em uma única plataforma.
Isso inclui visualizar as fotos, ter as notas fiscais e até os manuais técnicos anexados ao cadastro do ativo, dados sobre localização, responsável, status de uso, valor contábil, vida útil e tudo que for pertinente.
Registrar tudo em um único sistema permite que todos os setores operem com base nas mesmas informações, evitando:
- Falta de controle sobre a localização do ativo;
- Perdas e desvios de bens;
- Incompatibilidades entre os dados contábeis e operacionais.
Essa é a melhor solução para oferecer aos gestores uma visão ampla e precisa de tudo que a organização tem.
Benefícios práticos de ter um sistema de gestão de ativos
Um dos principais ganhos do sistema que gerencia todo o inventário é a padronização dos processos, reduzindo a complexidade na hora de realizar auditorias ou conciliações contábeis.
Você ganha tempo em execução e qualidade das informações além de diminuir muito o custo comparado a um inventário tradicional.
Outro benefício evidente é a identificação de ativos ociosos ou subutilizados, conhecidos como bens fantasmas, que geram grandes problemas à organização.
Com dados atualizados e confiáveis, fica fácil redistribuir equipamentos entre unidades ou setores, adiando novas aquisições e otimizando o uso dos recursos disponíveis.
Dessa forma, gerenciar o inventário patrimonial em uma plataforma com foco na gestão física dos ativos contribui para muitos outros benefícios:
- Informações sobre o ativo em um único cadastro com fotos;
- Facilidade nas auditorias internas e externas com informações atualizadas;
- Histórico das movimentações dos ativos com as ordens de serviço;
- Relatórios rápidos e customizáveis.
Você quer aprofundar seu entendimento a respeito da necessidade de transformar a gestão de ativos em uma vantagem competitiva? Então, conheça o guia completo que elaboramos sobre os benefícios dessa prática.
Central de ativos: a melhor ferramenta para ter um controle patrimonial integrado
Além da economia de tempo e recursos, o gerenciamento feito em sistemas integrados fortalece a governança corporativa da empresa, contribuindo com seu crescimento e novos investimentos.
Neste contexto, a SARAF, referência em soluções tecnológicas para gestão patrimonial, oferece uma plataforma inteligente para empresas de todos os portes: a Central de Ativos.
Este é um sistema robusto, seguro e projetado para tornar o inventário muito mais fluido, rápido e eficiente.
Entre os recursos disponíveis do sistema, destacam-se:
- Identificação automática: por meio de códigos de barra, QR-code ou RFID, os bens são catalogados com etiquetas inteligentes, permitindo inventários mais rápidos e precisos;
- Rastreamento dos ativos: o sistema registra toda movimentação, mudança de local, manutenção e baixa de ativos;
- Dashboards e relatórios analíticos: os gestores podem acompanhar indicadores, identificar gargalos e planejar ações com base em dados confiáveis;
- Integração com contabilidade e fiscal: as informações podem ser automaticamente refletidas nos módulos contábeis, reduzindo o risco da depreciação ser contabilizada incorretamente.
A SARAF também disponibiliza uma equipe especializada para ajudar sua empresa em todas as etapas do processo. Atuamos desde o diagnóstico inicial até a implementação do sistema, com treinamento e suporte técnico para as dúvidas do dia a dia de gestão patrimonial.
Aumente a capacidade de controle dos seus bens com a SARAF
No atual contexto, priorizar o levantamento patrimonial é uma necessidade comum entre as empresas que buscam eficiência operacional, transparência em seus dados e segurança na gestão.
Este é o caso da sua empresa? Então, está na hora de reduzir perdas, economizar recursos e tomar decisões acertadas com a solução certa.
Com a Central de Ativos, a SARAF oferece toda a estrutura, tecnologia e expertise para que sua organização dê mais esse passo no gerenciamento dos ativos imobilizados.
Essa é a forma mais eficaz de cuidar dos bens, levando autonomia na realização do inventário e na gestão física dos ativos imobilizados. Você mesmo pode realizar seu inventário usando a Central de Ativos.
Adote nossa solução e tenha:
- Agilidade para monitorar o andamento dos inventários com dashboards;
- Fácil comunicação das áreas sobre as movimentações, transferências, vendas e doações dos ativos;
- Controle remoto das equipes externas de inventário em tempo real;
- Padronização dos processos de gestão do ativo.
Não perca oportunidades por falhas gerenciais. Reduza em até 10 x o custo em seus inventários e otimize seu tempo nas rotinas do seu dia a dia. Fale com um de nossos especialistas para implantar a Central de Ativos de forma simples e eficiente.
Você também pode gostar
Depreciação do ativo imobilizado: guia completo com exemplos práticos e normas
A depreciação do ativo imobilizado é um dos principais conceitos para a contabilidade e a gestão de empresas, trazendo benefícios em vários aspectos, independentemente do seu porte. O conceito representa a perda de valor de bens físicos ao longo do
Publicado por SARAF em 09/10/2025
Tecnologia RFID: como ela pode revolucionar a gestão de ativos e otimizar processos?
Na gestão do ativo imobilizado, pequenos erros ou falhas administrativas podem gerar altos custos. Para evitá-los, investir nas etiquetas RFID representa uma resposta direta e assertiva. Quem vive com o drama de perdas de bens, divergências no controle patrimonial e
Publicado por SARAF em 19/09/2025
Conformidade patrimonial: como a falta de gestão pode gerar passivos ocultos?
Alcançar a conformidade patrimonial é hoje um dos principais desafios para empresas de todos os portes que precisam manter seus registros sempre corretos e atualizados. Mais do que uma obrigação contábil ou regulatória, esse é um diferencial estratégico para negócios
Publicado por SARAF em 05/09/2025
2 comentários
Izabelle Linhares
Olá!
O conceito é interessante, mas como isso funcionaria na prática do dia a dia, levando em consideração que as grandes empresas já possuem um ERP próprio integrando áreas de manutenção, fiscal, engenharia e afins?
SARAF
Olá, Izabelle!
Ótimo ponto. A Central de Ativos incrementa a gestão com funções que normalmente o ERP não tem. Melhora muito o controle físico do patrimônio, o que acaba dando mais segurança para gestão contábil. Nossos clientes tem utilizado no dia a dia para cadastrar novas aquisições com uma riqueza maior de dados e fotos, fazer inventários rotativos ou geral, controlar a movimentação física através das ordens de serviço. São muitas possibilidades de uso, principalmente pela flexibilidade de parametrização do nosso sistema. Solicite uma demonstração para vermos como a Central de ativos se encaixa na sua operação.