O armazenamento em nuvem para empresas funciona mesmo?
Publicado em 21/02/2022
Sim, os sistemas em nuvem funcionam para empresas, são seguros e vieram para ficar, mas requerem também cuidados da porta para dentro do seu negócio
Você já ouviu falar sobre empresas que mantêm seus sistemas na nuvem. E deve ter se perguntado até onde isso é seguro, ainda mais com casos de vazamentos e sequestros de dados pipocando por aí. A resposta é sim, eles são seguros, vieram para ficar, mas exigem cuidados do usuário no dia a dia.
Primeiro, vamos falar das coisas boas que a hospedagem de sistemas na nuvem oferece: sua empresa poderá contar com mais espaço para armazenamento, fazer uso de aplicativos que otimizam o uso dos dados e possibilitam o trabalho simultâneo por usuários em diferentes locais.
A diferença principal é que os arquivos e sistemas estão armazenados na infraestrutura da nuvem e não em um servidor na sua empresa.
Como funcionam os sistemas na nuvem?
Seus arquivos, imagens e vídeos ficam hospedados em servidores de empresas como Amazon, Google e Microsoft.
Como os arquivos estão salvos em um sistema operacional online, eles podem ser acessados de qualquer localidade, desde que o usuário esteja conectado à internet e use um equipamento compatível.
Em outras palavras, o usuário pode acessar o conteúdo que deseja por meio de um smartphone, tablet, notebook ou desktop conectado à internet.
Dessa forma, usuários em diferentes locais podem trabalhar em um mesmo projeto, enquanto gerentes podem monitorar diversas fontes de dados – soluções bastante úteis para esses tempos de trabalho remoto e híbrido.
A empresa ainda poderá:
- Gerenciar e controlar o acesso de usuários a determinados arquivos, por meio de credenciais;
- Manter o arquivamento fracionado entre diversos servidores, dificultando o acesso de hackers;
- Fazer uso de criptografia para proteger seus dados;
- Fazer backups automáticos;
- Manter o armazenamento por tempo indeterminado.
O armazenamento na nuvem é seguro?
Sim, ainda que não seja infalível. Todavia, as empresas que oferecem a hospedagem investem em ferramentas poderosas para proteção dos dados a elas confiados, como:
- Realizar frequentemente atualizações de segurança;
- Inteligência artificial nos primeiros níveis de análise de segurança;
- Redundância de dados, ou seja, seus dados estão armazenados em vários data centers, se houver problema em algum deles, seus dados ainda serão acessíveis;
- Teste de terceiros – as empresas que fornecem o armazenamento na nuvem contratam empresas de segurança externas para testar seus servidores e programas regularmente, antecipando assim que eventuais falhas possam ser exploradas por hackers.
Porém, como as falhas existem é necessário que as empresas implementem um protocolo de segurança entre seus usuários. A boa notícia é que procedimentos simples entram nessa fase:
- Cuidado na criação de senhas e perguntas de segurança – se possível misture letras e números. E evite senhas fáceis, como datas de aniversário, nome de filhos e número de documentos pessoais.
- Use criptografia para proteger seu conteúdo – essa técnica embaralha as informações para quem não tem as senhas de autenticação, evitando o acesso de pessoas não autorizadas;
- Mantenha o antivírus atualizado – os hackers desenvolvem diariamente novas armadilhas para roubar informações, os links desconhecidos são apenas a ponta do iceberg. Então, vale investir em um programa desses.
- Use autenticação em dois fatores – além da senha, o sistema pedirá um código único que é criado no momento de acesso e enviado ao usuário via SMS, aplicativo etc.
Aqui na Saraf, fazemos uso de armazenamento na nuvem e usamos essa tecnologia no nosso sistema de inventário online. Isso nos permite fazer o inventário de forma simultânea em diferentes unidades, executar a gestão online do inventário, criar campos ilimitados para o cadastro de itens, controlar o acesso de perfis e usuários, emitir relatórios, entre outras funcionalidades.
Para mais informações sobre armazenamento na nuvem e sobre o sistema de inventário online da Saraf, reserve um horário com um dos nossos consultores.
Foto de Christina Morillo no Pexels